casa com arquitetura rural

Arquitetura rural: entenda tudo sobre esse conceito

Publicado

Já ouviu falar no conceito de arquitetura rural?

A vida na cidade grande é atribulada, e nossos olhos passam a maior parte do tempo voltados para as telas de computadores, celulares e televisões. 

A fim de fugir disso, muitas vezes as casas de campo deixam de ser um refúgio e convertem-se no próprio lar de muitas pessoas. 

Assim, a arquitetura de seus ambientes precisa ser pensada de maneira a conciliar necessidades da vida moderna com aspectos do meio rural.

Quer saber mais sobre o conceito de arquitetura rural e saber como ele tem se apresentado nos dias atuais? Leia o conteúdo abaixo e confira!

O que é a arquitetura rural?

Tecnicamente, a Arquitetura Rural é a área de estudos que abrange todos os aspectos relacionados ao ambiente agrícola construído, voltados direta ou indiretamente para a produção e trazendo um enfoque transdisciplinar para os estudos de paisagem e ordenação territorial (FERRÃO, 2007).

Porém, ao se falar em arquitetura rural, o que vêm à mente são as casas e sua adaptação a esse ambiente bucólico, o que vai desde a construção propriamente dita à decoração das construções.

Muitas vezes, os projetos arquitetônicos buscam revitalizar espaços já existentes em vez de construir novos, priorizando o conforto, o lazer e, em alguns casos, até mesmo o trabalho.

Sendo casas geralmente amplas e que buscam não apenas servir de moradia mas também se apresentar como uma referência para encontros de amigos e familiares, os espaços destinados à alimentação, bebida e lazer acabam sendo priorizados nesses projetos.

Ultimamente, o design do ambiente e sua decoração têm buscado se apresentar com elementos bucólicos, ligando-os à natureza e aproveitando pedra, madeira, alvenaria texturizada, cerâmica e outros materiais, sempre com a inteligência de aproveitamento de espaços com eficiência e beleza.

Quais são as características da arquitetura rural?

A arquitetura rural possui características distintas que são influenciadas pela cultura, clima, materiais disponíveis e necessidades locais, como, por exemplo:

Materiais locais

Utilização de materiais disponíveis na região, como madeira, pedra, barro (adobe), palha, bambu, entre outros. Esses materiais são escolhidos pela facilidade de obtenção e pela capacidade de se integrarem ao ambiente natural.

Simplicidade

Estruturas simples e funcionais, muitas vezes projetadas para atender às necessidades básicas de abrigo e proteção.

Adaptação ao clima

Projetos adaptados ao clima local, considerando a temperatura, umidade, ventos predominantes e até mesmo a incidência de luz solar. Por exemplo, telhados inclinados para escoamento de neve ou ventilação adequada em climas quentes.

Escalas humanas

Construções proporcionais ao tamanho humano, com espaços que atendem às necessidades da vida cotidiana das pessoas que as habitam.

Uso de tecnologias locais

Incorporação de técnicas construtivas tradicionais e conhecimentos locais transmitidos ao longo de gerações.

Harmonia com o entorno

Integração harmoniosa com o meio ambiente circundante, muitas vezes utilizando técnicas que minimizem o impacto ambiental.

Funcionalidade e durabilidade

Prioridade para materiais duráveis e construções que resistam às condições adversas do ambiente rural, como ventos fortes, chuvas intensas ou neve.

Arquitetura vernacular

Reflete a cultura e identidade local, com elementos decorativos que podem incluir padrões geométricos, entalhes ou pinturas tradicionais. Para saber mais sobre a arquitetura vernacular, leia esse artigo da Ecotelhado.

Como a arquitetura rural se aplica na projeção de grandes centros?

A arquitetura rural pode influenciar a projeção de grandes centros urbanos de diversas maneiras, especialmente em contextos contemporâneos onde há uma valorização crescente de práticas sustentáveis, resgate cultural e qualidade de vida. Aqui estão algumas maneiras como a arquitetura rural pode se encaixar na projeção de grandes centros:

Sustentabilidade ambiental

Muitas técnicas e materiais utilizados na arquitetura rural são considerados sustentáveis, como o uso de materiais naturais, técnicas de construção eficientes energeticamente e integração harmoniosa com o ambiente. 

Esses princípios podem ser incorporados em projetos urbanos para reduzir o impacto ambiental e promover práticas de construção mais responsáveis.

Resgate Cultural e Identidade

A arquitetura rural muitas vezes reflete a cultura e identidade de uma região. Em grandes centros urbanos, incorporar elementos arquitetônicos e estilos inspirados na arquitetura rural pode ajudar a criar uma identidade local mais forte e a promover um senso de pertencimento entre os moradores.

Qualidade de vida

A arquitetura rural frequentemente valoriza espaços humanizados, escala adequada e conforto ambiental. Esses princípios podem ser aplicados em projetos urbanos para criar ambientes mais agradáveis, acessíveis e saudáveis para os habitantes das grandes cidades.

Inovação em design

As técnicas tradicionais da arquitetura rural podem servir como ponto de partida para inovações em design. Por exemplo, o uso de materiais naturais e técnicas de construção vernacular podem ser combinados com tecnologias modernas para criar edifícios eficientes e esteticamente atraentes.

Planejamento urbano integrado

Integrar princípios da arquitetura rural no planejamento urbano pode resultar em comunidades mais coesas e sustentáveis. Isso inclui a criação de bairros com características distintas, uso eficiente de recursos e espaços públicos bem projetados que promovam a interação social.

Turismo e economia local

Incorporar elementos de arquitetura rural em áreas urbanas pode atrair turistas interessados na cultura local e aumentar a atratividade de áreas comerciais e residenciais. Isso pode impulsionar a economia local através do comércio de produtos artesanais, alimentos tradicionais e serviços relacionados.

Arquitetura rural com design biofílico

Além de todos esses aspectos, elementos de design biofílico e a utilização de tecnologias de infraestrutura verde e de soluções baseadas na natureza têm se tornado cada vez mais comuns e necessários nos projetos de arquitetura rural.

Considerando as presumíveis dificuldades de acesso a redes públicas de saneamento básico, a grande maioria das propriedades rurais faz uso de captação de água de suas próprias cisternas e poços artesianos, e o sistema de descarte é, geralmente, baseado nas tradicionais fossas sépticas.

No entanto, a preocupação com saneamento e com elementos de sustentabilidade é crescente, e há cada vez mais casas instalando sistemas que buscam economizar, reter e reaproveitar o máximo possível de água, ainda mais em um contexto de secas cada vez mais frequentes. Para isso, as tecnologias de infraestrutura verde são fundamentais.

Açudes adaptados como lagos ou piscinas naturais, sistemas biológicos de tratamento de esgoto e sistemas de telhado verde que retêm e reaproveitam o máximo possível de água da chuva são uma necessidade para esses ambientes, que trazem com eles não só sua funcionalidade inteligente, mas também o design biofílico que celebra o espaço bucólico onde são instalados!

Além disso, não é raro vermos projetos de arquitetura rural que fazem uso de sistemas construtivos com tiny houses, cujo design biofílico têm sido frequentemente utilizado, como se vê nas Casas Verdes, as Ecotinyhouses desenvolvidas pela Ecotelhado.

Como é fácil perceber, na Ecotelhado, você encontra diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável perfeitas para serem adaptadas não apenas na cidade, mas também nos projetos de arquitetura rural desenvolvidos no campo!

Então visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Floreira Modular Rooftop, Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!