A arquitetura verde, além de embelezar as paisagens urbanas, contribui para o conceito de florestas habitadas, ou seja, espaços da cidade onde árvores, parques e praças são valorizadas.
Tanto edifícios quanto residências são concebidos para harmonizar a cidade e sua cultura com a natureza, incorporando-se plenamente a esse conceito ecológico.
A paisagem antes conhecida como “selva de pedra” está sendo transformada, ganhando um novo aspecto à medida que o valor do verde e da natureza é reconhecido e priorizado.
De acordo com uma pesquisa realizada pela ONG Greenpeace, 9 a cada 10 brasileiros acreditam que o governo deveria agir com mais intensidade para combater o desmatamento, o que significa uma disposição positiva para transformar as cidades em ambientes sustentáveis
Neste post, apresentaremos a arquitetura verde e de que forma é possível aplicar o conceito de florestas habitadas nas cidades do Brasil e do mundo. Continue a leitura e confira os detalhes a respeito!
Arquitetura verde e o conceito de florestas habitadas nas cidades
A arquitetura verde é aquela que direciona os projetos a um design biofílico, suscitando uma afinidade inata dos seres humanos pela natureza e o desejo de compartilhar os mais diversos momentos da vida em locais onde as sensações são de:
- alegria,
- paz,
- tranquilidade,
- saúde.
Isso significa, conforme vimos na pesquisa do Greenpeace, que as pessoas desejam transformar seus espaços urbanos em florestas habitadas, tornando-os mais leves, agradáveis e, ao mesmo tempo, possibilitando um futuro sustentável.
Por essa razão, arquitetos, paisagistas e outros profissionais da construção civil têm se dedicado cada vez mais a essa abordagem. Como resultado, o modelo se consolida como uma tendência global.
O Fo.Ro Living em Roma: uma floresta urbana que inspira o futuro das cidades
A arquitetura verde está por toda a parte, mas vale a pena conhecer um dos projetos mais fascinantes com relação a esse assunto que está localizado em Roma, na capital da Itália.
Nessa belíssima cidade europeia, foi desenvolvido um projeto arquitetônico cujo objetivo é representar uma árvore majestosa, onde em seus primeiros andares estão instalados escritórios e espaços comerciais.
Nos andares superiores, estão os apartamentos, representando o tronco da árvore, onde galerias verdes oferecem um visual incrível e a floresta urbana passa a ser uma realidade.
Trata-se de alinhar a tecnologia verde a um ambiente confortável e prazeroso, permitindo que humanidade e natureza coexistam em perfeita harmonia.
Nesse tipo de projeto as características sustentáveis são observadas, como, por exemplo:
- integração com a natureza,
- recuperação ambiental urbana,
- inovações em design ecológico.
Arquitetura verde no Brasil: como criar projetos inspirados na natureza?
Tomando como inspiração o projeto Fo.Ro Living, muito pode ser realizado em nosso país. Afinal, se os italianos estão encantados com essa iniciativa, o que dizer dos brasileiros, que são verdadeiros apaixonados pela natureza?
Muitas soluções estão disponíveis, possibilitando que a arquitetura verde faça parte dos projetos em desenvolvimento e das edificações que podem ser transformadas em uma floresta habitada.
Para isso, existem os telhados verdes, ou o ecotelhado, um recurso natural e sustentável que promove:
- conforto térmico,
- reservatório de amortecimento pluvial,
- design biofílico,
- retenção de partículas do ar,
- purificação da atmosfera,
- produção de oxigênio.
A implementação dos jardins de chuva é outro recurso interessante que possibilita que depressões ajardinadas recebam a água dos telhados e calçadas, permitindo que ela se infiltre de forma gradual no solo.
Diversas soluções, como os pisos permeáveis e cisternas subterrâneas, colaboram com a drenagem sustentável, ou seja, com a redução do escoamento das águas da chuva.
O fato é que existem muitas possibilidades e tecnologias disponíveis no Brasil que contribuem de maneira efetiva com a implementação da arquitetura verde.
As aplicações da Ecotelhado abrem um leque de possibilidades para quem busca contribuir para um futuro mais sustentável, no qual as florestas habitadas se tornarão uma realidade cotidiana.
Deseja conhecer mais detalhes a esse respeito? Acesse nosso blog e confira outros posts interessantes!