Nós já escrevemos aqui sobre os benefícios do verde para a saúde, dentro de espaços fechados e na melhoria da segurança das cidades. Mas os espaços verdes são um grande benefício para o meio ambiente também, para a conservação e manutenção das cidades:
Vantagens urbanas: mais espaços verdes dentro dos limites de uma cidade podem melhorar o ambiente urbano ajudando a regular a qualidade do ar e clima, reduzir o consumo de energia por contrariar os efeitos do aquecimento de superfícies pavimentadas, reabastecer reservas de águas subterrâneas e proteger os lagos e riachos.
Proteção da qualidade da água: paisagismo adequado reduz lixiviação de nitrato do solo para o fornecimento de água e reduz o escoamento da água da superfície, mantendo fósforo e outros poluentes fora de nossas hidrovias e prevenindo a sobrecarga no sistema de fossa séptica.
Redução no ácumulo de calor: árvores em um estacionamento podem reduzir o acúmulo de calor no local, diminuir o escoamento e deixando o ambiente mais fresco. Testes feitos em um estacionamento de shopping mostraram uma diferença de 31 graus entre areas com e sem arborização.
Redução da erosão do solo: a densa cobertura de plantas no solo seguram o mesmo no luga e evitam que sedimentos escoem para lagos, córregos, bueiros e estradas. Assim reduzindo inundações, deslizamentos de terra e poeira.
Qualidade do ar: árvores, arbustos e relva removem fumaça, poeira e outros poluentes do ar. Uma árvore pode remover cerca de 12 kg de dióxido de carbono da atmosfera por ano. Duzentos e trinta e três metros quadrados de relva absorvem o dióxido de carbono da atmosfera e liberam oxigênio suficiente para uma família de quatro pessoas.