Você sabia que Porto Alegre (RS) conta com uma biblioteca pública sustentável e destinada à conscientização das práticas de respeito ao meio ambiente?
Ela está situada na sede administrativa do Parque Germânia e foi desenvolvida para que crianças e jovens aprendam sobre educação socioambiental.
O mais legal é que o espaço possui um design biofílico que, por si só, já é uma aula para a galera que o frequenta ou simplesmente passa por ali.
Quer saber mais sobre isso? Então leia o conteúdo abaixo. Confira!
Jardim vertical mamute na biblioteca
O objetivo é que os cerca de 11 mil alunos que frequentam as 14 escolas públicas situadas nos arredores do parque possam aproveitar esse espaço que contém um acervo de obras sobre sustentabilidade e ecologia e aprender mais a respeito desses temas, inclusive com atividades lúdicas relativas a cuidados com o meio ambiente.
A iniciativa é resultado de um Termo de Permissão de Uso (TPU) firmado entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) e a Associação de Amigos do Jardim Europa, adotante do parque, em parceria com o Instituto Jama.
A construção que abriga a biblioteca possui uma parede verde feita com módulos do Jardim Vertical Mamute, fornecidos pela Ecotelhado e, de longe, já é possível percebê-la e até confundi-la com a natureza nativa do local.
O Jardim Vertical Mamute é formado pelas floreiras Mamute, que foram projetadas para reservar água e repassar, por gravidade, o excedente ao vaso inferior, até o último recipiente, graças a aberturas em suas partes inferiores, irrigando todas as floreiras de cada coluna.
Esse sistema possui maior reserva de substrato para o melhor desenvolvimento e crescimento das plantas, cujas raízes necessitam de espaço, dotando o jardim de muita beleza e vigor.
Acontece que o Jardim Vertical Mamute não possui apenas um funcionamento sustentável, mas traz muitos benefícios.
A parede verde instalada na biblioteca do Parque Germânia dá maior conforto térmico e acústico ao prédio, e não só torna o lugar mais belo como também atrai a fauna local. Não será surpresa flagrar passarinhos, joaninhas e borboletas entre as plantas dali.
Um lugar perfeito e inspirador para aprender sobre sustentabilidade, cujo design biofílico traz melhorias para a construção e conecta os estudantes à natureza.
No final, não só o ambiente agradece, mas a saúde e o bem-estar dos frequentadores do parque e da biblioteca, também!
Você sabia que a Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável?
Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.
Entre em contato para fazer o seu orçamento!
Texto: Renan E. M. Guimarães
Imagens: Arquivo Ecotelhado