jardim-botânica

Botânica para jardins: como cuidar das plantas corretamente

Publicado

Você sabia que a botânica pode ser uma ótima aliada para te ajudar a desacelerar e fugir um pouco das tarefas do cotidiano? 

A correria do dia a dia acaba nos deixando estressados, agitados e ansiosos, podendo ocasionar um quadro de depressão. 

A inclusão da botânica na sua rotina pode melhorar muito a sua qualidade de vida. 

Continue a leitura e descubra como usar a botânica! 

O que é botânica?

A botânica é a área da biologia que estuda as plantas, suas características, funcionamento e interações. Você deve estar se perguntando como isso poderia te ajudar, não é? 

Há muitos estudos que afirmam que o contato com as plantas melhora o humor e evita doenças como ansiedade e depressão. 

Cultivar plantas em jardins externos e em áreas internas em vasos ou, se tiver pouco espaço, em jardins verticais, é uma atividade muito saudável e você pode exercê-la no conforto de seu lar. Elas têm o poder de diminuir a sua ansiedade. 

Através de seus odores, elas podem lhe ajudar a ter uma melhor noite de sono e até aliviar problemas respiratórios e dores no corpo, especialmente, na cabeça. 

Além disso, elas irão controlar a umidade da sua casa e deixá-la mais fresquinha.

Plantas para cultivar em seu jardim e como cuidar 

Cactos

Os cactos são conhecidos por não necessitarem de muita água para viver e são ótimas opções de plantas para você ter em seu jardim. Eles são extremamente resistentes à luz solar e a grande maioria possui espinhos em suas folhas. 

Se você tiver crianças pequenas em casa, deixe-os em prateleiras mais altas.

O ideal é plantar em um local com bastante espaço e regar uma vez na semana.

Hibisco

É uma espécie muito encantadora e suas flores são lindíssimas. Fáceis de cultivar, elas sobrevivem nos mais diversos solos, preferem climas mais quentes e necessitam de luz solar.  

Suas flores surgem na primavera e no inverno. É perfeita para plantar direto no chão, assim não tem necessidade de poda. Se plantada em vasos, deverão ser retirados os galhos secos. 

Não regue as folhas e flores do hibisco, apenas o pé. No verão, essa planta precisa de muita água, o ideal é que seja regadas duas vezes ao dia. No restante no ano é recomendado regar uma vez ao dia. 

Violetas

Você tem pouco espaço em sua casa? Não se preocupe, pois você pode cultivar essa espécie em vasos e jardins verticais. As violetas são plantas de cultivo muito simples e prático. Suas flores são delicadas e chamam a atenção por suas cores. Devem ser cultivados ao abrigo do sol, mas em locais bem iluminados. Regue sempre que notar suas folhas secas. 

Essas três espécies de plantas costumam ser as queridinhas dos jardins domésticos. O principal cuidado que se deve ter com elas é: regar de acordo com a necessidade de cada uma, que varia bastante conforme cada espécie. 

Por isso, ao adquirir uma plantinha, pesquise sobre os cuidados específicos dela.

A vivência com a natureza melhora a qualidade de vida e faz com que nos sintamos mais leves e despreocupados. 

O que você acha de tirar um tempinho da sua rotina agitada para cultivar umas plantinhas? 

Se você gosta de botânica e quer saber mais sobre arquitetura sustentável, entre em contato com a Ecotelhado! Temos muitas soluções de jardins verticais, telhados vegetados e outros sistemas ecologicamente corretos para lhe apresentar!