Imagem de vários prédios com desenhos e simbolos tecnológicos para simbolizar as cidades inteligentes

Entenda o que são cidades inteligentes e suas características

Publicado

Em tempos de avanços tecnológicos constantes, o espaço urbano precisa acompanhar essas mudanças. Assim, nasceu o conceito de cidades inteligentes.

Um dos grandes desafios da atualidade é utilizar as tecnologias digitais que temos em mãos de forma estratégica, encontrando maneiras de transformar a paisagem urbana e torná-la mais funcional para os seus habitantes.

Assim, cada vez mais, a vida nesses espaços é transformada pela tecnologia, mas a própria infraestrutura dos municípios brasileiros precisa se adequar a essa nova realidade.

Para saber mais sobre as cidades inteligentes e a sua presença no Brasil, continue a leitura abaixo!

O que são as cidades inteligentes?

Cidades inteligentes nada mais são do que centros urbanos que, por meio do desenvolvimento e implementação de tecnologias inovadoras, conseguem alinhar os avanços tecnológicos com o progresso social e ambiental.

A ideia é que infraestrutura, serviços, informação e comunicação sejam estruturados com base nos recursos disponíveis, aproveitando o que a tecnologia pode oferecer a cada um deles, mas visando sempre a construção de um espaço para todos.

Ou seja, não basta implementar esses recursos, é preciso garantir que atendam às necessidades da população e estejam alinhados às questões locais.

Segundo a Carta Brasileira para cidades inteligentes, documento elaborado para demarcar a importância do conceito, um dos principais objetivos da criação desses espaços urbanos é: “integrar a transformação digital nas políticas, programas e ações de desenvolvimento urbano sustentável, respeitando as diversidades e considerando as desigualdades presentes nas cidades brasileiras”.

Assim, o planejamento das cidades se torna indispensável para alcançar um desenvolvimento urbano sustentável.

Confira as principais características das cidades inteligentes 

Como identificar as cidades inteligentes? De modo geral, elas apresentam algumas características em comum, que indicam a presença de um desenvolvimento urbano capaz de aliar a tecnologia à qualidade de vida da população.

A mobilidade é um exemplo marcante, já que nesses espaços são coletados dados relativos ao tráfego para elaborar medidas que melhorem o fluxo de carros nas vias, o serviço de transporte público e até mesmo o tempo de espera nos semáforos.

Outro exemplo bastante característico é a iluminação pública, que adota soluções mais modernas e eficientes, incluindo tanto a utilização de lâmpadas mais sustentáveis, como as de LED, quanto o uso de sistemas automatizados.

Por fim, a sustentabilidade ocupa uma posição muito importante nesses locais, levando à criação de serviços como a coleta seletiva, a um descarte mais consciente dos resíduos e também à valorização do contato com a natureza no espaço urbano.

Os benefícios que as cidades inteligentes trazem para a população 

Essas cidades podem estar mais perto do que você pensa! Em 2022, a Urban Systems elaborou um ranking que classifica os centros urbanos brasileiros mais inteligentes, com base em diversos critérios. 

A primeira colocada foi Curitiba, capital do estado do Paraná, seguida por Florianópolis, a capital de Santa Catarina, e por São Paulo.

Em Curitiba, por exemplo, destaca-se o sistema de transporte público coletivo, que garante mobilidade a toda a cidade, além de oferecer um serviço de qualidade à população e adotar os biocombustíveis, o que garante um caráter sustentável.

Além disso, outros benefícios que esse tipo de cidade pode trazer são:

  • Agilidade nos serviços de emergência, já que a comunicação é mais rápida e eficiente;
  • Melhorias na utilização de recursos naturais;
  • Aumento nos índices de reciclagem dos resíduos descartados pela população, incluindo comércios e indústrias;
  • Contato com a natureza por meio de áreas verdes que passam a fazer parte do espaço urbano.

Agora, para saber mais sobre o futuro das cidades, continue por aqui e entenda tudo sobre como a IA pode ser uma aliada na descarbonização da arquitetura!

Além disso, você sabia que na Ecotelhado você encontra diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável que combinam perfeitamente com projetos inspirados nesse conceito?

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais!

Entre em contato para fazer o seu orçamento!