Cidades Sustentáveis do Futuro – Parte 3

Publicado

Continuando a série “Cidades Sustentáveis do Futuro”,  hoje falaremos sobre a chinesa Tianjin Eco-City.

tianjin-eco-city-3

TIANJIN ECO-CITY

Tianjin Eco-City é um projeto colaborativo entre o governo chinês e o de Singapura que irá abrigar cerca de 350 mil pessoas.  Tianjin Eco-City se destaca das demais “ecocidades” já existentes pelo seu projeto ser ambicioso e gigantesco: ela terá praticamente a metade do tamanho de Manhattan (cerca de 30 Km²). Toda a sua estrutura fornecerá um baixo teor de carbono, muito verde e um estilo de vida mais saudável aos seus habitantes.

 Estrutura

 Focando no quesito “habitabilidade”, a Tianjin Eco-City terá parques e espaços verdes ao redor das suas estruturas, além de canaviais que também foram criados para atrair pássaros e auxiliar no processo de limpeza da água.

Os prédios estarão dentro das normas do “Green Building Evaluation”, uma referência única que os times de Singapura e da China desenvolveram especialmente para a cidade. Além disso, a maioria das construções contará com coberturas vegetadas (telhados verdes), e muitas delas também poderão aproveitar a energia solar. Jardins verticais e brises vegetais também irão compor a maioria das edificações, dotando a cidade de uma invejável infraestrutura verde.

A água de esgoto também será tratada e Tianjin Eco-City contará com um sistema de conservação de água, além da reciclagem do líquido para a irrigação e a reutilização em sanitários.

tianjin-eco-city-5

Todos os locais da cidade foram programados para serem “andáveis”, tanto a pé como de bicicleta, interligando e dando acesso a todas as áreas de uma maneira fácil. Além disso, instalações de recreação livres serão oferecidas a cada 500 metros de caminhada saindo de lugar da cidade.

Os criadores da Tianjin Eco-City ainda pretendem fazer com que a cidade seja acessível a diferentes tipos de classe, afirmando que ser verde não é um luxo, mas uma necessidade. Por isso, um quinto das habitações será subsidiado para trabalhadores de baixa-renda.

Se tudo der certo até 2020, os responsáveis pela maior “ecocidade” autossustentável do mundo esperam que Tianjin Eco-City se torne um modelo para futuros esforços de urbanização, tanto na China como no restante do mundo.

tianjin-eco-city-4

Fonte: www.atverdebrasil.com.br