CIDADES VERDADEIRAMENTE SUSTENTÁVEIS

Publicado

Frio e calor extremos, tempestades, enchentes, poluição hídrica e do ar, violência, isolamento social, depressão. A prevalência de uma concepção biocida de infraestrutura urbana, em que a natureza é vista como entrave ao desenvolvimento enquanto dela dependemos para nossa sobrevivência e qualidade de vida, traz os sintomas de que nossas cidades são insustentáveis. Assim, urge dotá-las de mais infraestrutura verde.

sao-paulo-skyline-aerial-brazil

Infraestrutura verde urbana é uma rede biofílica sistematicamente integrada de espaços que conserva ecossistemas e seus ciclos, beneficiando os seres humanos e adequando o ambiente urbano como habitat à biodiversidade. Uma cidade com infraestrutura verde permite e estimula a gestão sustentável da retenção, uso, reuso e reciclagem da água e de resíduos orgânicos, a purificação do ar, a mitigação dos extremos climáticos e das ilhas de calor, a arborização e agricultura urbana, bem como a implantação de telhados e paredes verdes. Ela apóia estilos de vida saudáveis, disponibilizando parques urbanos e lineares, praças arborizadas e com jardins de chuva, trilhas e calçamentos com pavimentação permeável, corredores ecológicos urbanos, ciclovias, além do incentivo às formas renováveis de energia. Social e economicamente, reduz a demanda alimentar, hídrica e energética, e beneficia a realização de atividades físicas, favorecendo o bem-estar de todos, inclusive psicológico, e a interação, inclusão e coesão social entre os seus habitantes.

A infraestrutura verde já é valorizada nos municípios, que promovem suas técnicas com descontos no IPTU, caso de Goiânia e Guarulhos, ou com selos ambientais, como o Qualiverde, do Rio de Janeiro, e o BH Sustentável, de Belo Horizonte. Curitiba e João Pessoa exigem a instalação de telhados verdes em certas obras, e Porto Alegre faculta sua utilização para compensar o uso de áreas livres do imóvel. Logo, motiva-se e obriga-se o setor da construção civil a liderar essa revolução urbanística.

128776567446

Uma cidade verdadeiramente sustentável é a dotada de infraestrutura verde, cujos habitantes vivem com saúde e bem-estar e integram-se à biodiversidade local, possibilitando o pleno funcionamento e fechamento dos ciclos ecossistêmicos locais. Logo, promover a infraestrutura verde urbana é fundamental para melhorar a qualidade de vida humana e das cidades, e para a manutenção da vida no planeta.

Renan Eschiletti Machado Guimarães – advogado ambientalista