Entenda o que são as piscinas biológicas e seus benefícios

Publicado

As piscinas biológicas oferecem uma alternativa refrescante e benéfica para os dias quentes de verão. No auge dessa estação, quando o calor se torna intenso, buscamos formas de nos refrescar e aliviar o calor sufocante. 

Enquanto alguns recorrem apenas ao ventilador ou ao ar condicionado para amenizar a sensação térmica, outros têm a sorte de estar próximos ao mar, desfrutando da possibilidade de um mergulho revigorante diário. 

E para aqueles que têm o privilégio de ter uma piscina em casa, a tentação de um mergulho refrescante é irresistível. Mas, as piscinas biológicas, também conhecidas como piscinas naturais, vão muito além do simples frescor proporcionado pela água, pois incorporam os benefícios únicos encontrados na própria natureza. 

Quer saber mais sobre como essas piscinas podem transformar sua experiência de lazer e proporcionar benefícios adicionais à sua saúde? Então, continue a leitura abaixo para saber mais sobre esse tema!

O que são piscinas biológicas ou naturais?

As piscinas biológicas, biopiscinas ou piscinas naturais são projetadas para imitar os ecossistemas encontrados em corpos d’água naturais, como rios, lagos ou lagoas.

Estas alternativas ecológicas às piscinas tradicionais utilizam uma combinação de plantas, bactérias benéficas e filtros mecânicos para manter um ambiente de natação seguro e limpo, sem a utilização de produtos químicos agressivos.

A zona das plantas pode ser considerada como um jardim aquático ou filtro biológico, com plantas imersas nas margens e submersas nas zonas mais fundas, com essa vegetação desempenhando funções importantes, como oxigenação da água, assimilação de nutrientes e sombreamento da superfície da água, não necessitando de aditivos químicos.

Com essas transformações, surgirá um ecossistema completo, cheio de vida e apto para fazer a depuração da água.

Como verdadeiros lagos domésticos, podem atrair a fauna, como pássaros, que buscarão alimentos nessas águas, promovendo muitas possibilidades de observação da natureza, sem sair de casa.

Essas piscinas acabam sendo muito adequadas até para conterem peixes de diversas espécies e portes, sendo excelentes para mergulhos saudáveis e interativos em uma água naturalizada, límpida e transparente, que não é prejudicial para a saúde humana nem para o meio ambiente.

Quais são os seus benefícios?

Há muitos benefícios em construir ou adaptar para uma piscina para que ela se apresente de forma naturalizada e biofílica. Confira alguns deles abaixo!

1.Economia

O consumo de energia e de insumos de uma piscina natural em comparação com uma convencional pode ser até 90% menor, pois demandará quase nenhum uso de energia elétrica que não seja aquela necessária para o paisagismo projetado, como para o funcionamento de fontes e cascatas, por exemplo. 

Isso porque não serão necessários motores e filtros como os utilizados nas piscinas habituais. Além disso, ela também deixará de necessitar de produtos químicos, como o cloro, por exemplo.

2.Um sistema amigo da natureza (biofílico)

A presença de plantas e organismos aquáticos em piscinas biológicas cria um ecossistema que sustenta a biodiversidade, atraindo pássaros, insetos e outros animais para o seu quintal, criando uma paisagem visualmente deslumbrante que melhora a estética geral do seu espaço exterior.

3.Mais saudável

A água naturalizada em uma piscina biológica é inofensiva à saúde humana e ao meio ambiente, graças ao sistema de tratamento biológico. Ela é suave, sem aditivos químicos, como sal ou cloro, beneficiando quem é alérgico a esses gêneros de produtos, mantendo-se graças às plantas aquáticas que garantem sua limpeza.

4.Fácil instalação

As piscinas naturais podem ser instaladas em espaços reduzidos, como lotes pequenos ou propriedades em zonas urbanas, desde que tenham profundidade suficiente.

Nesse aspecto, o benefício em relação às piscinas tradicionais está na menor preocupação com mecânica, encanamentos, bombeamentos, entre outros.

5.Versatilidade

As piscinas biológicas propiciam designs variados, flexíveis e inspirados na natureza, podendo apresentar desde o aspecto de um lago com várias plantas, até o de uma piscina sem plantas, com o tratamento biológico à parte, sempre priorizando o máximo de harmonia com o local onde será construída.

Essa versatilidade dessas piscinas naturais é muito superior àquelas das tradicionais pelo fato de não só se inspirarem, mas serem capazes de reproduzir aquilo que lagos e lagoas oferecem.

As piscinas biológicas da Ecotelhado

A Ecotelhado, com todo o seu know how em infraestrutura verde, design biofílico e arquitetura sustentável, também pode ser um excelente parceiro na elaboração e na construção de um projeto de piscina biológica ou natural.

O grande diferencial da empresa na execução desse serviço está no desenvolvimento e no oferecimento de diversas tecnologias que vão além do paisagismo pensado para uma piscina natural.

Exemplo disso é a utilização de seus módulos para as plantas aquáticas, inclusive na forma de ilhas flutuantes, jardins verticais integráveis em cascatas artificiais, além da excelente complementaridade de jardins de chuva, os quais permitem que a água utilizada pela piscina não seja apenas aquela visível, mas a situada sob o jardim e que ajuda em uma eficiente irrigação subterrânea.

Sabia que, além das piscinas biológicas, a Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável?

Então visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Floreira Modular Rooftop, Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais!

Entre em contato para fazer o seu orçamento!

IMAGENS: Arquivo Ecotelhado