Coleta e reaproveitamento da água da chuva: soluções para construções

Publicado

Nos últimos anos, a escassez dos níveis de água potável existentes no mundo tem sido incentivo para criação de soluções que diminuam seu impacto. Essa preocupação fez com que o mercado voltasse seus olhares em busca da captação e reaproveitamento da água da chuva

Para fomentar a iniciativa, trazemos neste artigo diversos benefícios gerados por essa atitude. Confira!

Benefícios da captação e reaproveitamento da água da chuva 

Economia financeira: Começamos pelo bolso, onde geralmente estão as “dores” da maioria dos empreendimentos, construções e dos consumidores. A água da chuva captada pode ser utilizada para lavar a roupa, o carro, as calçadas e até mesmo no banheiro, para a descarga. 

Diminuição do consumo de água potável: Esse é um dos principais motivos e todo mundo é beneficiado! De acordo com um relatório divulgado pela ONU, a escassez da água afetará dois terços da população mundial em 2050. Logo, economizar água potável é fundamental para o futuro, da humanidade e do nosso planeta.

Redução das inundações: Ao realizar a captação da água da chuva, diminuem os índices de inundações nos grandes centros populacionais, onde há poucas áreas verdes e o escoamento das chuvas é mais difícil. 

Onde realizar o reaproveitamento da água da chuva

Existem diversos lugares para realizar o reaproveitamento da água da chuva. De acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a água da chuva pode ser usada de forma correta para:

  • Descarga de vaso sanitário 
  • Lavagem de roupas 
  • Lavagem de calçadas, telhados, carros e motos
  • Irrigar o jardim 
  • Abastecimento de fontes

Qual meio de captação mais indicado para o reaproveitamento da água da chuva?

Uma solução muito comum utilizada por aqueles que já realizam a captação da água da chuvas são as cisternas. Trata-se de um reservatório impermeável usado para o reaproveitamento da água da chuva, e geralmente é instalado no jardim ou em pavimentos permeáveis. 

Além disso, recentemente lançamos nosso Sistema Azul e Verde, que apresenta soluções para drenagem urbana e atua como captador e água da chuva. 

Entre em contato conosco para mais informações.