Com telhado verde, brise vegetal e muita luz natural, centro de tecnologia é referência em inovação e sustentabilidade

Publicado

Com telhado verde Ecotelhado, brise vegetal e muita luz natural, um centro de tecnologia em Porto Alegre-RS é referência em inovação e sustentabilidade. Conceitos do Design Biofílico e Flexwork são explorados em multinacional alemã de software. 

O projeto foi pensado para gerar o menor impacto ambiental possível. Todas as janelas, por exemplo, possuem uma película especial para reduzir o calor no interior do edifício durante o verão. Para contribuir ainda mais com o isolamento térmico, foi instalado o sistema de brise vegetal da Ecotelhado, onde as plantas fazem o sombreamento e arrefecimento da fachada.

Com o telhado verde da Ecotelhado, o centro de tecnologia também está captando e reutilizando água da chuva. “A cobertura verde e o brise vegetal pendente diminuem a temperatura interna. O conforto térmico e o aproveitamento ao máximo da luz natural possibilitam o consumo inteligente de energia. Além disso, é uma alternativa para embelezar e reconectar as pessoas com a natureza”, explica Catarina Feijó, arquiteta da Ecotelhado.

Foto: Vini Dalla Rosa

Todas as estações de trabalho estão voltadas ainda para a área externa, o que garante o acesso à ventilação natural e o contato com a luz solar. “Favorecer o contato com a natureza e com a iluminação natural são conceitos de Design Biofílico, que significa amor à vida e prioriza cuidar do bem-estar das pessoas. O resultado é mais saúde e produtividade”, ressalta Catarina.

Além disso, os espaços internos foram desenhados para incentivar a colaboração e a troca de conhecimentos, características essenciais para que a inovação aconteça, ainda mais em uma empresa de tecnologia.  O conceito Flexwork, em que os colaboradores podem trabalhar em qualquer lugar do prédio ou de forma remota, foi implantado para atender aos pedidos por ainda mais flexibilidade no dia a dia.

Atendendo aos requisitos da LEED Gold, a certificação ambiental mais reconhecida mundialmente, o empreendimento integra a lista de edificações brasileiras verdes. 

Créditos da foto de capa: Vini Dalla Rosa /Divulgação