COMO A VEGETAÇÃO PODE REDUZIR O CRIME NAS CIDADES

Publicado

Bairros urbanos com mais espaços verdes têm níveis mais baixos de criminalidade e violência interpessoal, de acordo com pesquisa da Universidade de Washington. O estudo mostra que os moradores de conjuntos habitacionais com árvores e paisagens naturais nas proximidades relatou 25 por cento menos atos de violência doméstica e agressão, bem como cerca de 50 por cento menos crimes totais do que outros edifícios com espaço verde escasso.

images (5)

Já de acordo com estudo da Universidade de Temple “A vegetação incentiva ou reprimi a criminalidade urbana? Evidências de Philadelphia, PA”, publicado no jornal, Paisagem e Urbanismo, os pesquisadores descobriram que a presença de grama, árvores e arbustos está associada a taxas de criminalidade mais baixas na Filadélfia.

“Há um princípio de longa data, particularmente em planejamento urbano, que um nível alto de vegetação (sem manutenção) não é indicado porque é cúmplice do crime, uma vez que pode ajudar a esconder os crimes, ou ajudar o criminoso a se esconder. ” disse Jeremy Mennis, professor de geografia e estudos urbanos na Temple. “Já vegetação bem conservada pode ter um efeito supressor sobre o crime. Ao invés de diminuir a vegetação como um elemento dissuasor da criminalidade, o estudo fornece evidências de que as cidades devem aumentar os espaços verdes bem cuidados.”

images (12)

O aumento da vegetação não só apoia a sustentabilidade, mas melhora a estética em uma comunidade, criando um certo orgulho e respeito para o bairro que é um bom complemento para muitas iniciativas da cidade, explica Mennis.

Ao acrescentar a vegetação, o escoamento de águas pluviais também é reduzida, o que é uma importante fonte de poluição para sistemas de esgotos urbanos e águas superficiais. “Redução do escoamento de águas pluviais, melhor qualidade de vida, redução da criminalidade – todos estes objetivos são favorecidos pelo aumento da vegetação dentro da cidade”

images (4)

Os autores do estudo concluem que o efeito de diminuição da criminalidade está enraizado no fato de que a vegetação incentiva a interação social e supervisão da comunidade nos espaços públicos, bem como o efe   ito calmante que o verde oferece, reduzindo assim os precursores psicológicas para atos violentos.

Mais um motivo para incentivar o desenvolvimento e cresicmento de infraestrutura verde urbana!

images (9)