Como escolher a planta de cobertura do telhado verde

Publicado

Está em dúvida de como escolher a planta de cobertura do seu telhado verde? No artigo de hoje, traremos 5 espécies para compor a décor de seu telhado verde.

Siga a leitura do artigo para saber mais!

Conheça 5 tipos de planta de cobertura do telhado verde

Ter atenção na hora de escolher a planta de cobertura para o telhado verde faz toda a diferença na decoração, mas principalmente na funcionalidade do local.

Pensando nisso, trouxemos 5 opções de plantas de cobertura para serem aplicadas no telhado ecológico.

1) Bulbine: pode se encaixar em jardins diversos, principalmente em jardins tropicais ou de pedras. Se relaciona bem com outras plantas, como suculentas e cactus. É rústica, exige pouca manutenção e deve ser cultivada a pleno sol ou sombra parcial. A planta é capaz de suportar o frio mesmo que suas folhas sejam danificadas, pois tem uma excelente capacidade de rebrotar na primavera.

2) Dinheiro em penca: as flores da planta dinheiro-em-penca são brancas e pequenas e sua textura fina e delicada é muito valorizada no paisagismo. Se adapta a diferentes jardins e seu plantio é indicado entre as rochas, em locais úmidos. Há quem diga que a planta traz sorte e dinheiro para a pessoa que ganhar um vaso com a muda de presente.

3) Clúsia: essa planta tem uma característica interessante, que é a absorção de gás carbônico durante a noite, tendo assim uma fotossíntese mais eficiente e proteção contra a desidratação. É muito utilizada no paisagismo, podendo ser plantada em vasos, terraços ou ambientes internos.

4) Capuchinha: a capuchinha é uma planta multifuncional, pois além de ornamental e medicinal, também é amplamente utilizada na culinária. As flores podem ser simples ou de coloração amarela, laranja ou vermelha. A floração ocorre na primavera e no verão.

5) Verbena: conferindo um ar campestre ao jardim, as flores podem ser de diferentes cores e combinações entre vermelhas, branca e roxas. Possui um cultivo fácil, pode ser plantada em vasos, jardineiras, canteiros ou maciços. Deve ser plantada em pleno sol, substrato rico em matérias orgânicas. A Verbena é tolerante ao frio.

Relembre os benefícios do telhado verde com Ecotelhado

O Ecotelhado representa a evolução dos telhados verdes convencionais, pois integra todas as vantagens de um jardim suspenso, com a captação de água da chuva, o tratamento de efluente (esgoto sanitário), a captação da energia solar e muitos outros benefícios. Funciona como um isolante térmico e absorve 30% da água da chuva reduzindo a chance de enchentes nas cidades. Ou seja, quanto mais telhados verdes, menos possibilidades de enchentes.

O Ecotelhado também age como purificador da poluição urbana e é o único que pode ser usado para tratar os efluentes (esgoto) produzidos na edificação. É recomendado que seja instalado em uma laje plana, utilizando impermeabilização de PVC, com capacidade de formar uma cisterna para reuso de água da chuva e tecnologia anti-raízes.

Então, esclareceu as suas dúvidas sobre como escolher a planta de cobertura do telhado verde? Se você possui outros questionamentos sobre o tema, comente!