Como fazer jardim vertical: Veja passo a passo com Ecotelhado

Publicado

Como fazer jardim vertical? Essa é uma dúvida comum a muitas pessoas, porque cada vez mais as cidades estão urbanizadas, mais cinzas e a aposta nessa alternativa faz com que a natureza encontre seu espaço e fique pertinho de você. Com o objetivo de ajudá-lo, traremos dicas sobre como fazer jardim vertical.

Primeiro, é preciso deixar claro que o jardim vertical nada mais é do um jardim que ficará suspenso em muros ou em suportes que foram instalados na vertical. Com ele será possível criar painéis verdes com plantas de muitas espécies.

Quem preferir pode usar apenas plantas suspensas, pois elas dão um efeito visual lindo ao local.

Como fazer jardim vertical tem sido algo muito utilizado em grandes construções e em fachadas de edifícios que tem uma pegada voltada a sustentabilidade, sua função torna-se promover um isolamento térmico natural e também acústico aos imóveis.

Além disso, ele também é ótimo para controlar os raios solares que incidem sobre os prédios.

Como fazer um jardim vertical para economizar energia elétrica?

Acima mencionamos que o jardim vertical é isolante térmico e isso é verdade! Quem opta pela construção economiza energia, porque o ambiente fica mais fresco e como consequência não é preciso gastar com energia elétrica, porque o ar-condicionado não fica ligado o tempo todo.

A poluição do ar também diminui, pois os ambientes acabam ficando mais amigáveis para quem trabalha e mora nesses prédios.

Como fazer um jardim vertical mantendo a beleza das flores e plantas?

Caso você queira saber como fazer um jardim vertical simples, aqui vão algumas dicas:

1- Opte por vasos de barro, pois eles são capazes de absorver mais água, as estruturas prontas de concreto também são ótimas, mas é possível ainda apostar em estruturas de plástico, cerâmica ou vasos de PVC.

2- Os vasos devem ser fixados em painéis de madeira, treliças metálicas, de bambu ou com cordas próprias para jardins suspensos. Fixe bem a estrutura e faça furos, pois só assim a água vai escorrer. Um sistema de dreno também é importante, pois ele fará com a água excedente escorra.

Como fazer um jardim vertical? Tipos de plantas

Agora, vamos dar algumas sugestões de plantas para o seu jardim vertical. Aposte na barba-de-serpente; aspargo-pluma; colar-de-pérolas; brilhantina; clorofito; flor-canhota; flor-de-coral; jibóia; hera-inglesa; orquídea-grapete em locais onde o sol é intenso.

Se o jardim vertical for construído em uma área de mais sombra, as melhores espécies são: antúrio; chidre-de-veado-asplênio, babosa-de-pau, bromélia; dinheiro-em-penca; dedo-de-moça e outras.

Todo muito cuidado durante a montagem do seu jardim vertical, pois se ele não for bem executado, a tendência é que ele fique cheirando mal, pois as plantas estarão apodrecendo. Para não ter dúvidas na hora de fazer seu jardim vertical, conheça o Jardim Vertical Canguru da Ecotelhado.