Como montar um belo e prático jardim de janela em casa

Publicado

As plantas conferem um ar especial a qualquer ambiente. Em residências são símbolos de aconchego e contato com a natureza. E o jardim de janela pode ser uma opção.

Se você mora em apartamento, então, talvez sinta ainda mais a necessidade de utilizar plantas na sua decoração.

Porém, você acha que a falta de espaço e de luminosidade são empecilhos?

Um jardim de janela é a solução para espaços pequenos e ainda conta com reservatório de água para aqueles que geralmente esquecem de regar as plantas.

Ficou interessado? Continue a leitura e veja como montar um belo jardim de janela em casa!

Conheça as vantagens do jardim de janela

Abrir a janela pela manhã pode ser uma experiência ainda mais prazerosa se, ao fazer isto, você puder se deparar com lindas plantas e flores.

Entre as vantagens de um jardim de janela, está o fato de que ele ocupa pouco espaço, pois estará suspenso.

Outro benefício, para as plantas é que elas irão receber luz natural, necessária para a fotossíntese. Tenha cuidado somente para que elas não fiquem sob a luz solar por muitas horas.

E, ainda, o jardim de janela possui um reservatório de água, o que possibilita que as plantas possam ficar até 10 dias sem irrigação.

Entretanto, preste atenção às plantas que você escolher para compor o seu jardim de janela. Elas podem ter necessidades diferentes de luz e de água. Por isso, se optar pela praticidade, escolha plantas da mesma “família”, por exemplo.

Passo a passo para montar o seu jardim de janela em casa

1- Cubra o fundo das floreiras com as membranas de retenção, coloque as plantas e preencha com terra;

2- Fixe o suporte metálico na janela e instale as floreiras, intercalando uma floreira e um espaçador;

3- A irrigação deve ser feita manualmente e o excedente fica armazenado no reservatório.

Você pode utilizar diferentes materiais para suas floreiras, tais como vasos ou prateleiras. Tenha cuidado apenas para não comprometer a abertura da janela e que o local não tenha muito vento.

A Ecotelhado oferece jardim de janela vertical, que é composto por 3 floreiras, 2 espaçadores, 3 membranas de retenção, suporte metálico, parafusos e tubo de sustentação.

Esses são os itens que você irá precisar para montar o seu jardim. As floreiras foram projetadas para serem instaladas em janelas, com dois parafusos.

A irrigação deve ser feita manualmente, na floreira superior que, ao encher, passará a água para as demais floreiras abaixo dela. O excedente de água é recolhido em um recipiente próprio.

Então, gostou das nossas dicas? Comente!