estrada-carros-árvores-cidades-biofilicas

Como o Brasil pode investir em cidades biofílicas?

Publicado

O que você sabe sobre cidades biofílicas? Elas priorizam a preservação da natureza e incentivam a adoção de um estilo de vida mais saudável aos seus moradores.

Atualmente, praticamente todos novos projetos de desenvolvimento urbano buscam incorporar arquitetura verde em sua estrutura, seja através de telhados verdes, paredes verdes, uso de plantas para compor ambientes internos e externos e outros.

Inclusive, a maior concentração de pessoas em centros urbanos acaba colocando mais pressão nos sistemas convencionais de abastecimento de energia e água, infraestrutura civil, fornecimento, produção e distribuição de alimentos.

Nesse sentido, o desenvolvimento e aplicação de soluções urbanas baseadas em sistemas sustentáveis podem reduzir de forma significativa o efeito estufa e reduzir outros problemas ambientais ocasionados pela poluição urbana.

Cidades biofílicas: veja 4 ideias possíveis de aplicar no Brasil

O termo cidades biofílicas tem a ver com a aproximação da natureza aos ambientes urbanos, visto que ela pode ser benéfica não só para a natureza como também para o bem-estar e qualidade de vida de uma sociedade. 

1 – Agricultura urbana

A agricultura urbana é uma ótima iniciativa sustentável, visto que ela pode tornar os locais mais bonitos em termos de arquitetura, revitalizando terrenos desocupados que, muitas vezes, são tomados por lixos residenciais e entulhos de obras. 

Os alimentos cultivados nesta grande horta poderiam ser distribuídos à população vulnerável socialmente ou às escolas públicas, sem contar seria uma forma de incentivar hábitos alimentares mais saudáveis para a população.

Lembrando que esse tipo de iniciativa pode ser de cunho público ou privado e exige planejamento e responsabilidade na instalação, produção e manutenção desse tipo de sistema.

2 – Paredes verdes em prédios urbanos

A instalação de paredes verdes em fachadas de prédios públicos ou privados auxilia na melhora da qualidade do ar, como também preserva a estrutura das edificações, conferindo conforto térmico e acústico aos ambientes internos.

Além disso, é uma forma de tornar os espaços urbanos mais bonitos e aproximar a natureza ao convívio urbano, incentivando a população a praticar essas ideias também em seus lares.

Em Berlim, por exemplo, os novos projetos arquitetônicos de edifícios já são obrigados a deixar uma certa proporção de suas áreas destinadas a espaços verdes. 

3 – Telhados verdes em paradas de ônibus

O telhado verde em paradas de ônibus pode auxiliar o equilíbrio do ecossistema, amenizar os efeitos dos gases emitidos pelo transporte público, podendo também diminuir consideravelmente a temperatura do ambiente em que for instalado e melhorar a qualidade do ar. 

Sem contar que é uma excelente forma de armazenar água da chuva e criar processos biofílicos de tratamento de águas pluviais e resíduos orgânicos.

No Brasil, cidades como Caxias do Sul (RS), Salvador (BA) e Florianópolis (SC) já iniciaram a implementação de ponto de ônibus com telhado verde.

4 – Calçadas verdes

Substituir pavimentações asfálticas por soluções de pisos feitos com materiais ecologicamente corretos ou gramados naturais pode ser uma excelente ideia para tornar as cidades biofílicas, pois facilita o escoamento da água da chuva aos lençóis freáticos, evitando enchentes e inundações urbanas.

Nesse sentido, a cidade americana de Portland pode ser utilizada como um bom exemplo, visto que ela está convertendo ruas tradicionais em ruas verdes ao longo de vários anos, através da aplicação de um projeto urbano sensível à água e elementos como poços de bioinfiltração e chuva, jardins construídos em extensões de calçadas de águas pluviais para capturar e infiltrar mais facilmente a água. 

Essas ideias além de conferirem um visual mais bonito, natural e moderno às cidades, também reduzem as ilhas urbanas de calor. Além disso, as ruas verdes de Portland estão sendo tão valorizadas por seus moradores e visitantes que já estão se tornando pontos turísticos.

Na Ecotelhado você encontra diversas soluções em Sistemas de Arquitetura Verde, Jardim Vertical, Telhado Verde e Horta Vertical Urbana! Explore nosso blog, a loja online e torne seus ambientes mais sustentáveis!