A palavra “biofilia” vem do grego e significa “Bio = Vida”, e “Philia = Amor.” Nos últimos anos, esse termo tem sido amplamente utilizado na área da arquitetura, buscando promover a reconexão dos humanos com a natureza através de projetos residenciais, comerciais, corporativos e de interiores.
A biofilia na arquitetura não se resume em apenas incluir plantas nos ambientes, mas também contemplar estrategicamente cores, texturas e outros elementos naturais a fim de proporcionar mais saúde, bem-estar e relaxamento às pessoas.
A Ecotelhado selecionou 8 exemplos de arquitetura biofílica para você se inspirar. Continue a leitura e confira!
8 exemplos de biofilia na arquitetura
A seguir, vamos apresentar 8 exemplos de biofilia na arquitetura, que são responsáveis por trazer mais sustentabilidade, qualidade e beleza para as construções.
1 – Sistema Construtivo Integrado com telhado e paredes verdes, sistemas de lago natural e ecoesgoto na sede da Ecotelhado em Porto Alegre / RS:
O Sistema Construtivo Integrado da Ecotelhado é super completo e inspirado na permacultura. Ele inclui o telhado verde, que traz inúmeros benefícios, como proteção térmica e acústica, armazenamento da água da chuva, design biofílico e retenção e purificação de partículas do ar.
Além disso, esse sistema ainda conta com lago natural e ecoesgoto, que oferecem economia e tratamento de água, sendo muito benéfico para a natureza.
2 – Sistema de lago natural com reaproveitamento de águas cinzas na sede da Ecotelhado em São Paulo / SP:
O reaproveitamento de águas cinzas permite que as águas residuais, como de chuveiros, pias, banheiras, tanques e máquinas sejam reutilizadas, promovendo o consumo consciente e a redução da demanda de tratamento de esgoto.
Para isso, a melhor opção é o sistema de lago natural, que, além de trazer beleza ao ambiente, também proporciona uma reciclagem natural e ecológica das águas residuais.
3 – Jardim Vertical no pátio da sede da Ecotelhado em São Paulo / SP:
O jardim vertical traz vantagens como a redução da poluição, durabilidade e isolamento, além de ser exemplo de design biofílico e integrar natureza às construções.
4 – Projeto do Hotel Van Der Werf de autoria da arquiteta Patrícia O’Reilly:
Mais um exemplo de jardim vertical, com a presença de plantas na arquitetura externa do hotel.
5 – Projeto residencial de autoria da arquiteta Vivian Coser:
Aqui é possível observar um exemplo de biofilia na arquitetura por meio de plantas, situadas em um ambiente externo.
6 – Projeto de interior de autoria do arquiteto Luciano Teston:
Aqui, consta um exemplo de uma arquitetura de interior, com jardim vertical fazendo parte da decoração e promovendo mais sustentabilidade e beleza para o espaço.
7 – Projeto comercial de autoria do arquiteto Fernando Thunm:
Assim como em casas e apartamentos residenciais, a biofilia na arquitetura também está presente em espaços comerciais, trazendo benefícios para o local de trabalho e garantindo um visual verde e minimalista.
8 – Projeto comercial do arquiteto Guilherme Esteves:
Aqui, o telhado verde traz um charme e apresenta benefícios para a construção comercial.
Descubra no link a seguir como será a arquitetura do futuro e por que ela envolverá a natureza.
Biofilia na arquitetura: Ecotelhado é referência em sistemas sustentáveis
Na Ecotelhado você encontra diversos sistemas de Jardins Verticais, Telhados Verdes, Piscinas Naturais e muito mais.
Visite nossa empresa, navegue pelo nosso blog, acesse a loja online ou entre em contato pelo telefone para criar o seu projeto!