vasos-terra-pá-substrato-para-jardim

Conheça 3 tipos de substrato para jardim e suas funções

Publicado

A saúde das plantas nos jardins internos ou externos requer atenção especial – e entender quais tipos de substrato para jardim podem ser utilizados no cultivo e manutenção das plantas é fundamental para que elas cresçam e se desenvolvam de forma saudável.

Os substratos são matérias orgânicas que oferecem nutrição e sustentação para as plantas se desenvolverem em vasos e jardineiras. São matérias porosas, que retém água e oferecem espaço para a ramificação da vegetação. Além disso, garantem um acabamento natural para a plantação.

No caso de jardins verticais, substratos são ótimos substitutos de terra porque são mais leves, garantindo que não haja peso excedente na parede; e oferecem espaço para que as raízes das plantas se desenvolvam, permitindo que a vegetação cresça de forma saudável.

Veja no link a seguir quais são os benefícios do jardim vertical.

Siga a leitura e confira algumas opções de substratos para aplicar em jardins e quais são os benefícios de cada um.

Confira 3 tipos de substratos para jardins e seus benefícios

1 – Chips de coco 

Por ser um substrato para jardim de origem vegetal, os chips de coco oferecem alta capacidade de retenção de água. Apesar do toque seco, esse substrato é um ótimo aliado na conservação da umidade nos cultivos, pois guarda as partículas de água em suas fibras. Além disso, os substratos de coco também oferecem ricas doses de nutrientes para as plantas, como potássio, ferro, manganês, cobre e zinco.

Os chips de coco também garantem bons níveis de aeração, ou seja, a circulação de ar no vaso, permitindo que as raízes cresçam fortes e saudáveis. A durabilidade média desse tipo de substrato é de dois anos, e ele pode ser usado puro ou misturado com outros substratos.

2 – Fibra de coco

Assim como o chips de coco, a fibra de coco oferece ótimas doses de nutrientes e alta capacidade de retenção de água. A fibra de coco é uma grande aliada da ramificação das raízes, pois mantém a água em bons níveis e promove boa drenagem e aeração.

Para a produção desse substrato para jardim, a casca de coco é triturada e desfiada. É um substrato leve, poroso e resistente, ideal para o cultivo de diversos tipos de vegetação. A fibra de coco é um substrato de grande durabilidade e é facilmente renovável, portanto é um aliado na redução dos impactos ambientais.

3 – Argila expandida

Diferente dos substratos de coco, a argila expandida é um substrato de origem mineral. Assim sendo, esse tipo de substrato para jardim não retém tanta água quanto os de origem vegetal. Sua produção é com base na queima de argila natural e ao se expandir, o núcleo da argila se torna poroso, e sua casca, firme e resistente. 

A argila expandida é um composto leve, que além de oferecer um acabamento natural nos jardins, evita a sobrecarga de água nas plantas e garante isolamento térmico nos cultivos. Esse substrato também é ideal para estabilizar os níveis de umidade nos telhados verdes, mantendo a temperatura e umidade adequada para a manutenção desse sistema. 

Clique no link a seguir e conheça mais detalhes sobre os sistemas de telhado verde da Ecotelhado.

Agora que você sabe quais são as funções e benefícios dos substratos, que tal incorporá-los no seu jardim? Garanta o seu substrato para jardim na loja online da Ecotelhado e observe melhorias nos seus cultivos!

Na Ecotelhado você encontra diversas soluções para Jardins Verticais e sistemas de Telhado Verde. Explore nosso site e entre em contato para maiores informações sobre os nossos sistemas!