CONHEÇA O CAFÉ KOI DE HANÓI, NO VIETNÃ, UM ESPAÇO COM ECOSSISTEMA PRÓSPERO E JARDIM AQUAPONICO

Publicado

Do lado de fora, este o café em Hanói, no Vietnã, que parece bastante tradicional com uma fachada de azulejos que se assemelha a escamas de peixe e uma pesada porta de madeira. Mas no interior esconde um próspero jardim centrado em torno de uma lagoa de koi. A Farming Architecture projetou o espaço como um ecossistema pequeno e autônomo com uma cachoeira coberta e uma horta aquapônica.

Uma moldura de aço foi adicionada ao edifício existente de três andares na capital vietnamita, transformando-a em um oásis verde para consumidores de café com uma fazenda aquapônica integrada.

Uma cachoeira coberta flui para baixo do terceiro andar para um tanque no segundo andar e para uma lagoa cheia de carpa koi, uma raça de peixe altamente valorizada por suas escalas coloridas.

A Farming Architects foi inspirada para incluir as quedas pela mitologia em torno da carpa koi. A lenda chinesa diz que se uma carpa pudesse saltar sobre uma cachoeira no rio Amarelo, chamada Dragon Gate, seria transformada em dragão e voando para longe.

A área de estar no piso térreo tem vista sobre a cachoeira e a lagoa, que tem uma passarela de passo que corre ao redor dele. O recurso de água não é apenas decorativo e simbólico, ele também oxigena a água para o peixe.

Os resíduos produzidos pela carpa koi são bombeados para um tanque plantado no terceiro andar, onde as bactérias no solo convertem a amônia excretada pelos peixes em nitratos. Os nutrientes podem então ser usados ​​pelas árvores que crescem lá.

Os vegetais também foram plantados no solo, para que os trabalhadores do café possam colhê-los para uso nos pratos servidos lá. A vegetação ajuda a purificar a água, que é devolvida aos aquários.

Plantas trepadeiras se penduram através das estruturas de telhado de malha em ambos os pisos, com filtração da luz natural através do átrio de altura dupla.

 

Data postada: 13/12/2017

Texto e edição: Catarina Schmitz Feijó

Referências: Inhabitat; Dezeen

Fotos: Nguyen Thai Thach