Conheça William McDonough, referência para a Ecotelhado!

Publicado

Acreditamos que toda forma de conteúdo informativo, que traga benefícios a todos, deve ser divulgada, estudada e sempre pensada em como melhorar e se renovar!

Queremos compartilhar referencias de pessoas que inspiram a Ecotelhado, seja na hora de elaborar novos produtos, conceitos, departamentos e claro, experiências que possamos proporcionar para as pessoas.

mcdonough1

O nome dele é William McDonough, é arquiteto, escritor e líder de pensamento. Fundador diretor da William McDonough + Partners, co-fundador da McDonough Braungart Design A Chemistry (MBDC) com o químico alemão Michael Braungart, bem como co-autor do Cradle to Cradle: Refazendo a maneira como nós fazemos as coisas e O Upcycle: Além da sustentabilidade – projetando para abundância, também com Braungart.

A carreira de McDonough é focada em criar uma pegada beneficente. Ele defende uma mensagem, de que nós podemos projetar materiais, sistemas, empresas, produtos, edifícios e comunidades que melhoram continuamente ao longo do tempo. O seu livro “Cradle to Cradle” é um conceito que inspira a inovação para criar um sistema produtivo circular “do berço ao berço” onde não existe o conceito de lixo, tudo é nutriente para um novo ciclo e resíduos são de fato nutrientes que circulam em ciclos contínuos.

Klavertje 4 Cradle to Cradle Framework
Cradle to Cradle Framework

Filosofia arquitetônica:

O projeto da empresa é muitas vezes classificado como arquitetura verde ou arquitetura sustentável. O conceito, ligado à construção verde, não é conhecido por um estilo visual distinto, mas para minimizar o impacto ambiental negativo de um edifício. Ele diz que a inspiração é criar algo que seja como uma árvore, que cria o bem, como oxigênio, ao invés de criar algo que nem ameniza o abalo ambiental.

Os projetos de McDonough usam técnicas de eficiência energética solar e outros passivos, como ilustrado pelo William McDonough + Partners, a “Flow House” projetada para a Fundação Make It Right, pela iniciativa do artista Brad Pitt, em New Orleans. O projeto incorpora saliências profundas, várias conexões com áreas exteriores que permitem muita luz e ventilação natural, telhado com painéis fotovoltaicos, cisternas de água para a colheita de escoamento de águas pluviais e jardins de chuva para absorver qualquer água das enxurradas.  Em 1984, McDonough e seus colegas projetaram o escritório Environmental Defense Fund, em Nova York. Desde então, a William McDonough + Partners tem sido responsável por outros marcos do movimento, tais como a “901 Cherry Ave” in San Bruno, California, completada em 1997 para Gap, e agora é a sede do YouTube. O edifício apresenta 6.500 m² de telhado verde que ajuda a evitar o escoamento da água, isola o edifício do barulho e fornece um habitat para diversas espécies.

Flow House
Flow House

O “Bernheim Arboretum Visitor Center”, para a “Bernheim Arboretum and Research Forest”, em Clermont, Kentucky, concluída em 2005, envolve-se entre o espaço interior e exterior. Esse projeto, como outros projetados por ele, inspira-se fortemente na biofilia – o estudo do desejo humano e necessidade fisiológica do contato com a natureza. O edifício foi premiado com a liderança do US Green Building Council na classificação de Energia e Design Ambiental Platinum.

 

Referências: McDonough + Partners.

*Texto | Catarina Schmitz Feijó