Dá pra beber água de esgoto?

Publicado

Essa idéia carrega consigo uma forte rejeição psicológica do consumidor, o que diminui consideravelmente sua propagação. O principal desafio das águas residuais recuperadas não é a tecnologia, mas a mentalidade dos consumidores. Em países como Cingapura e na Califórnia isso já se torna possível após as águas residuais passarem por um sistema de depuração adequado.

esgoto-reciclado

Existe pelo mundo inteiro uma carência de mais de um bilhão de pessoas para o consumo de água segura. A demanda de água potável triplicou nos últimos 50 anos e as reservas mundias estão diminuindo. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças climáticas (IPCC), já tem como previsão um aumento da frequência de secas extremas no futuro.

A exemplo de Cingapura, alternativas às fontes tradicionais de água potável começaram a ganhar terreno. A purificação das águas residuais para consumo humano já é uma realidade neste local desde 2003. Inclusive já recebeu o nome de “NEWater”. Outro exemplo conhecido é o de Widhoek, a capital da Namíbia, que tem seu funcionamento assegurado há anos!

Dados comprovam que nos Estados Unidos, a água melhora a limites mínimos de saúde estaduais e federais, de acordo com seus líderes. Capaz de produzir 265 milhões de litros por dia para abastecer meio milhão de habitantes, foi lançado um programa em 2008, em Orange County (Califórnia).  Muitos municípios estão planejando implementar este sistema!

Uma solução que se torna inviável pelo altíssimo custo é a importação de água. Mesmo que a instalação do sistema de reciclagem tenha exigido um investimento de 384 milhões de euros, esse custo é bem inferior ao da importação.

Já existe em Los Angeles um plano para reciclar por volta de 19 mil milhões de litros de esgoto em 2019. San Diego recentemente aprovou a criação de um projeto piloto. Desde 2008, em El Prat, na Catalunha, Espanha, já se tem notícia de que parte do esgoto seria tratada e potabilizaria para o consumo.

Picture1

mais de décadas a água é reutilizada para a agricultura e para a silvicultura. Essa não é uma ideia nova. Temos aqui o exemplo de Israel. Esse local é o maior reciclador de águas residuais. Em Tel Aviv, 70% das água residuais são tratadas e reutilizadas para irrigação e nas obras públicas (100% na área metropolitana de Tel Aviv). Temos em Israel os mais modernos tratamentos de esgoto do mundo. Dessas instalações se poderia utilizar tranquilamente para o consumo humano. Voltamos aqui ao que foi dito no início do texto: a mentalidade dos consumidores deverá ser trabalhada no sentido de adquirir total confiança em sua potabilidade.

Já conhece o sistema de tratamento de efluentes da Ecotelhado? Não? Então confere aqui: https://ecotelhado.com.br/Por/ecoesgoto/default.aspx