The Bangkok Tree House, um resort ecológico na Tailândia, é um belo exemplo de design sustentável passivo. O projeto inclui iluminação de LED alimentada por energia solar e eólica, fogões solares, aproveitamento de águas pluviais e pisos, paredes e tetos construídos a partir de madeira recuperada e bambu, com isolamento feito com caixas de sucos descartadas.
A ideia do hotel é de Jirayu (Joey) Tulyanond, que embora seja um nativo Bangkok, nunca tinha ouvido falar de Phra Pradaeng até que a revista Time nomeou a região como o melhor oásis urbano da Ásia em 2006. Vendo o potencial desta cidade, ele decidiu colocar cartas embaixo de várias portas em toda a área, perguntando se existia algum terreno disponível para venda.
Quando encontrou o terreno decidiu criar um complexo hoteleiro com base no conceito de design sustentável, sendo o mais ecológico possível. Localizado a poucos quilômetros das movimentadas ruas do centro de Bangkok, o resort, que fica às margens do Rio Chao Phraya, está sendo considerado uma obra de arte.
Além das estratégias sustentáveis citadas acima, conta ainda com jardins verticais na parede, que garantem uma agradável temperatura aos cômodos e contém plantas purificadoras do ar em torno dos quartos que ajudam a filtrar o ar e produzem oxigênio durante a noite.
O local não é o melhor ambiente para crianças ou idosos com deficiência, uma vez que possui inúmeras escadas e semi-níveis, mas possui um desconto especial para aqueles que chegam de bicicletas, com direito de usar uma oficina especialmente para a reparação das mesmas.
O resort ecológico, apesar de ter um toque rústico, oferece todas as comodidades tecnológicas aos hóspedes, como computadores ecoeficientes, acesso à internet sem fio e outros aparelhos comuns e portáteis. No Bangkok Tree House, tudo, desde os produtos de higiene pessoal até todo o alimento é orgânico. Por fim, para demonstrar a dedicação deles em apoiar causas ecológicas, eles se comprometeram a retirar um quilo de lixo do rio Chao Phraya para cada futuro hóspede que fizer uma reserva.
Referência: Sustentarqui, inhabitat
Fotos: The Bangkok Tree House
*Texto | Catarina Schmitz Feijó