DESMATAMENTO ZERO

Publicado

Você sabe por que não devemos desmatar nossas Florestas? Elas garantem um dos mais essenciais elementos para a nossa vida: a água. O processo é simples, porém rico, as grandes florestas, como a Amazônia, liberam umidade na atmosfera que garantem boa parte da chuva que cai no nosso território.

Essas chuvas, que vem da Amazônia, são chamadas de rios voadores (transporte de enormes quantidades de vapor de água pelas correntes aéreas), essas correntes de ar invisíveis passam em cima das nossas cabeças carregando umidade da Bacia Amazônica para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, espalhando a chuva por todo Brasil e países vizinhos. Essa chuva é fundamental para encher nossos rios e reservatórios, garantindo água nas nossas torneiras. Nas beiras de rios, as florestas protegem o solo e evitam a devastação das nascentes de água.diagrama amazonia ecotelhado apoia

Se quisermos água fresca nas nossas casas, TEMOS que preservar as nossas florestas! Um exemplo básico foi à crise hídrica que ocorreu em São Paulo que iniciou no ano passado (2014) e está presente até hoje.

Estudos promovidos pelo INPA já mostraram que uma árvore com copa de 10 metros de diâmetro é capaz de bombear para a atmosfera mais de 300 litros de água, em forma de vapor, em um único dia – ou seja, mais que o dobro da água que um brasileiro usa diariamente! Uma árvore maior, com copa de 20 metros de diâmetro, por exemplo, pode evapotranspirar bem mais de 1.000 litros por dia. Estima-se que haja 600 bilhões de árvores na Amazônia: imagine então quanta água a floresta toda está bombeando a cada 24 horas!

                O Greenpeace criou a campanha “Desmatamento Zero”, desde 2012 eles vêm coletando assinaturas, com a ajuda da população, mas ainda precisamos lutar para que o projeto siga adiante, pressionando os deputados e senadores para que atendam o Projeto de Lei pelo Desmatamento Zero.

Outro projeto que também é bem interessante é a “Expedição Rios Voadores”, nascido em 2007, procurando entender as conseqüências do desmatamento e das queimadas na Amazônia sobre o balanço hídrico do país e sua participação no panorama das Mudanças Climáticas. A baixo, explicação:

                Todas as previsões indicam alterações importantes no clima da América do Sul em decorrência da substituição de florestas por agricultura ou pastos. Ao avançar cada vez mais por dentro da floresta, o agronegócio pode dar um tiro no próprio pé com a eventual perda de chuva imprescindível para as plantações. O Brasil tem uma posição privilegiada no que diz respeito aos recursos hídricos. Porém, com o aquecimento global e as mudanças climáticas que ameaçam alterar regimes de chuva em escala mundial, é hora de analisarmos melhor os serviços ambientais prestados pela floresta amazônica antes que seja tarde demais.

*Texto | Catarina Schmitz Feijó