Imagem de telhados verdes para simbolizar dia mundial do urbanismo

Dia Mundial do Urbanismo: importância e reflexões sobre a data

Publicado

Hoje, 8 de novembro, é comemorado o Dia Mundial do Urbanismo. A data foi reconhecida internacionalmente pela ONU em 1949.

Porém, o mais famoso registro dessa celebração se deu em 1934, no manifesto “El Simbolo del Urbanismo”, do professor e engenheiro argentino Carlos Maria Della Paolera.

No Brasil, a data apenas ganhou cunho oficial em 1985, quando foi sancionada pelo então presidente José Sarney.

Quer saber mais sobre a importância dessa data e sobre o que ela nos faz refletir? Então leia o conteúdo abaixo. Confira!

O que é urbanismo?

Urbanismo é a ciência humana multidisciplinar que visa ao estudo, planejamento, controle e regulação das cidades.

De maneira mais simples e simbólica, seria a arte de organizar cidades.

É considerada uma disciplina da arquitetura, mas em vez do seu foco estar concentrado em construções isoladamente consideradas, o alvo está na projeção e no planejamento das cidades.

As grandes cidades da história sempre tiveram, em certa medida, eventual nível de urbanismo, afinal, para que pudessem se proteger adequadamente e manter o suprimento de água, alimentos e o seu funcionamento cotidiano, precisavam ter algum planejamento.

O urbanismo como uma ciência, no entanto, passou a ser desenvolvido a partir de meados do séc. XIX, com a expansão desenfreada das cidades europeias impulsionada pela Revolução Industrial. Finalmente, foi no século XX que seu conceito ganhou forma.

A importância do dia mundial do urbanismo

As prioridades no desenvolvimento urbano variam com o tempo. 

Já faz algum tempo que questões ambientais como as relativas à drenagem urbana, disposição de resíduos, consumo hídrico e energético e efeitos das mudanças climáticas e suas consequências ecológicas, sociais e econômicas merecem maior atenção, e é também por isso que é tão fundamental projetar e planejar adequadamente as cidades.

Assim, o que um dia como o de hoje nos provoca a fazer quando falamos em urbanismo?

Nesse contexto, o pensamento a respeito da relevância do urbanismo precisa estar acompanhado daquilo que essa ciência multidisciplinar pode fazer para tornar as cidades mais do que organizadas, mas verdadeiramente sustentáveis. 

Ou seja, que tal organização promova o melhor delas, a começar pela qualidade de vida das pessoas em um ambiente ecologicamente equilibrado.

Isso será encontrado a partir de um planejamento urbano que priorize a infraestrutura verde nas cidades.

Portanto, o dia de hoje tem o objetivo de refletir em como as cidades poderiam ter mais áreas verdes, ar limpo, água potável, menos enchentes, mais vida animal. 

Ou seja, além dos parques e praças, as cidades também tenham telhados verdes e jardins verticais

Além de avenidas para carros, também haja muitas ciclovias, calçadas e trilhas para pedestres. 

Além de redes de esgoto tradicionais, também tenham sistemas de tratamento de resíduos locais.

Uma cidade verdadeiramente sustentável, então, é aquela em que predomina o desenvolvimento e a manutenção de uma infraestrutura verde, algo que o urbanismo contemporâneo não apenas não pode ignorar, mas deve priorizar.

Você sabia que a Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável que são perfeitos para o planejamento urbano da sua cidade?

 Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

 Entre em contato para fazer o seu orçamento!

 Imagens: Arquivo Ecotelhado