DISTRITO DE COLUMBIA (EUA) ABRE CONCURSO DE INFRAESTRUTURA VERDE

Publicado

A Autoridade de Água e Esgoto do Distrito de Columbia, nos Estados Unidos (o “Distrito Federal” norte-americano, onde se situa a Capital, Washington), recentemente abriu concurso para a escolha de um plano de infraestrutura verde local. O objetivo principal é promover o uso de tecnologias de infraestrutura verde, como telhados verdes, jardins de chuva, pavimentos permeáveis, entre outras,  para combater as enchentes e a poluição pluvial (decorrente do escoamento de resíduos pela água da chuva) por meio de processos naturais, buscando, ainda, promover os demais benefícios advindos de sua aplicação, como o aumento das áreas vegetadas e da biodiversidade, o conforto térmico, a eficiência energética das edificações e o combate às mudanças climáticas.

Telhado-Verde-em-West-End-Washington

Ao final, o concurso servirá como um referencial para o Poder Público local adotar um plano em larga escala de infraestrutura verde que substituirá ou, se assim não for viável, se conciliará, da melhor forma possível, com a “infraestrutura cinza” convencional de drenagem e saneamento básico da região, protegendo o Rio Potomac e Rock Creek. Além disso, o vencedor ganhará um prêmio de 1 milhão de dólares, o que revela o quão valorizado é o objetivo do concurso.

Washington-DC_Green-Infrastructure-Challenge_cover

Iniciativas como essas têm sido cada vez mais comuns em todo o planeta, demonstrando a preocupação de diversas cidades do mundo sobre a necessidade de promover a infraestrutura verde urbana nas suas regiões. Concursos assim são interessantes porque chamam aqueles que de fato entendem do assunto a apresentarem suas ideias, e mostram-se plenamente democráticos, uma vez que atraem a comunidade para resolver um problema concernente a todos.

Fonte: http://atverdebrasil.com.br/blog/