Ecodreno – Drenagem Ecológica

Publicado

O processo de urbanização nas cidades foi, em grande parte, desordenado e falho na previsão da população. A drenagem urbana está associada a esta questão. À medida que a população foi crescendo, o percentual de áreas impermeabilizadas cresceu junto, gerando transtornos como inundações e alagamentos.

reservatorio permeável blog

Pensando nisso, a Ecotelhado desenvolveu o Ecodreno, que possibilita a retenção, drenagem e infiltração das águas no solo, servindo como um sistema de cisterna modulada e um reservatório de amortecimento, respectivamente. A cisterna modulada permite a utilização das águas para irrigação, descarga sanitária e reservatório para água da chuva. Seu excedente é direcionado para o reservatório de amortecimento, que permite a infiltração gradual das águas no solo.

DSC06871

O objetivo principal das drenagens ecológicas é reduzir, tanto quanto possível, o ciclo hidrológico natural antes da urbanização e do desenvolvimento produzidos pelos seres humanos. Foram feitas profundas alterações na drenagem natural, procurando eliminar as características do meio que eram julgadas inadequadas ao meio urbano, e isso gerou um grande impacto nas nossas cidades.

Adotando as práticas adequadas para favorecer a infiltração das águas e a não impermeabilização do solo já representa um fator positivo na drenagem urbana.