homem trabalhando em projetos de arquitetura e ecoeficiencia

Ecoeficiência: vantagens deste conceito para empresas

Publicado

Vamos conversar sobre ecoeficiência? Não há dúvidas de que a consciência ambiental entre as sociedades se faz cada vez mais necessária. 

Seja em relação aos hábitos diários de cada um ou à compreensão das políticas públicas que norteiam o país, é fundamental que as pessoas tenham conhecimento sobre como os impactos no meio ambiente também impactam a vida de toda a sociedade.

Nesse sentido, o conceito de ecoeficiência se mostra cada vez mais importante para a preservação da natureza. E não podemos esquecer que nós, humanos, também somos parte da natureza!

O termo ecoeficiência refere-se à disponibilização de bens e serviços capazes de satisfazer as necessidades humanas e proporcionar qualidade de vida sem causar danos ambientais.

Sabendo que as empresas, sejam públicas ou privadas, têm como objetivo atender as necessidades da sociedade, é fundamental que elas assumam as responsabilidades sociais, econômicas e ambientais que impactam na vida de todos que fazem parte da população.

Siga a leitura do texto para saber como o conceito da ecoeficiência pode fazer toda a diferença no gerenciamento das empresas!

Como e por que implementar a ecoeficiência nas empresas?

A ecoeficiência, além de ser necessária, proporciona diversas vantagens às empresas. Mas como a ecoeficiência pode ser implementada nas empresas?

Considerando que a ecoeficiência preza pelo desenvolvimento pleno e sustentável das sociedades sem causar impactos ambientais, a efetivação desse conceito nas empresas acontece através da implementação de uma cultura organizacional que estimule hábitos sustentáveis.

Alguns exemplos de atitudes que contemplam a ecoeficiência são: 

  • Diminuir o consumo energético;
  • Promover a reciclagem de materiais utilizados;
  • Reduzir o consumo e estender a vida útil dos materiais;
  • minimizar a liberação de substâncias tóxicas;
  • Auxiliar na educação do público sobre a gestão de recursos naturais e energéticos.
lixeiras coloridas para reciclagem de lixo colaboram com a ecoeficiência
A reciclagem de materiais é um dos princípios da ecoeficiência.

Vantagens de implementar a ecoeficiência em empresas

A implementação da ecoeficiência nas empresas proporciona o desenvolvimento sustentável da organização, incentiva atitudes sustentáveis e fortalece a imagem do negócio perante os seus funcionários, fornecedores, parceiros e clientes da empresa, criando uma cultura organizacional que seja atualizada em relação às necessidades da sociedade.

Além disso, confere economia nas contas de água e de luz e redução de custos com materiais.

Agora que você sabe o que é ecoeficiência e quais são as vantagens dessas práticas para as empresas, que tal implementar esse conceito no seu negócio?

Aproveite e acesse o link a seguir para conferir o post que publicamos recentemente sobre marketing verde nas empresas.

A Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico, Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável. Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!