ECOESGOTO É DESTAQUE NA REVISTA FINESTRA

Publicado

O Ecoesgoto é pauta na revista Finestra na seção de tecnologia, como inovação em infraestrutura verde, apresentando grande potencial na autonomia do imóvel em relação ao tratamento de esgoto e lixo orgânico. Cida Paiva, ao longo da reportagem, evidencia os inúmeros benefícios e inovações desse modelo, além de explicar o funcionamento de todo o Sistema Integrado. “O pulo do gato é exatamente a integração de princípios criados pela própria empresa e antes aplicados isoladamente” afirma a repórter.

FINESTRA

Batizado como Sistema Integrado de Infraestrutura Verde e Reciclagem de Água e Resíduos Orgânicos, mais popularmente conhecido como Ecoesgoto, o modelo se diferencia daqueles tradicionais de infraestrutura urbana por oferecer uma economia circular da água, assim reduzindo consumo de água e energia. “Com esse projeto, a Ecotelhado entrou para a lista de estudos de caso de boas práticas de desenvolvimento sustentável que servem como modelo em todo o planeta, conforme o Programa de Trabalho de Nairóbi sobre Impactos, Vulnerabilidade e Adaptação às mudanças Climáticas, da Convenção-Quadros sobre mudanças Climáticas da ONU” afirma Paiva.

sistema integrado reportagem finestra

O Ecoesgoto possui vantagens significativas, já que é pautado no triângulo da sustentabilidade, onde se leva em consideração os fatores social, ambiental e econômico. O modelo eleva a qualidade de vida das pessoas, e por essa razão, tem preocupação social. Podemos observar a eficácia do Sistema Integrado na questão ambiental, quando entendemos que ele é muito melhor que os sistemas tradicionais de esgoto. O Ecoesgoto ainda é economicamente eficiente, ao reduzir o consumo de água e eletricidade, alem de representar um incremento na infraestrutura do imóvel, assim agregando valor ao mesmo.

Essa edição da Finestra de novembro e dezembro, também aborda os projetos do Referencial GBC de casas sustentáveis. Ao todo são nove casas, cada uma com suas peculiaridades. Contudo, o destaque vai para Lamberto Ricarte, em Brasília, que mesmo não sendo arquiteto nem engenheiro, está construindo uma casa sustentável, a ponto de receber certificação LEED, nível Gold. Um dos diferenciais do projeto é justamente a utilização do Sistema Integrado Ecoesgoto na casa, que irá reaproveitar água da chuva para irrigar as plantas, o que é extremamente positivo, considerando épocas de seca na região.