Ecotelhado apresenta novidade em Infraestrutura Verde Urbana na TECOBI 2014

Publicado

Ecotelhado apresenta um novo conceito de telhado verde na 2ª edição da TeCobI Expo 2014, que acontece entre os dias 20 e 22 de maio. A ideia é ampliar os benefícios do teto verde integrando-o a outras tecnologias sustentáveis.

A novidade é um telhado verde que terá cisterna para captação e reuso de água da chuva – a água que cai na fachada de casas e prédios também será armazenada. Além disso, a cobertura verde poderá ser integrada a placas fotovoltaicas para captação de energia solar, e ter iluminação embaixo do telhado, com um piso transparente.

“O telhado verde conquistou seu espaço, mas hoje precisamos ir além dos benefícios iniciais que priorizavam o conforto térmico e consequente redução de gastos de energia, por exemplo. Nossa grande preocupação é a questão da água. Precisamos ter um telhado verde capaz de se irrigar e de fazer o reuso. Quanto menos utilizarmos a água do sistema tradicional, melhor”, explica João Manuel Feijó, diretor da Ecotelhado.

A Ecotelhado também propõe o tratamento dos resíduos orgânicos de um empreendimento. A água pode ser tratada internamente por meio de um sistema biofílico e armazenada na cisterna do telhado verde, ampliando sua reserva e sendo bastante eficaz em épocas de seca.

“O telhado sempre foi importante por possibilitar temperaturas mais amenas no verão e no inverno, isolamento acústico, economia de energia e redução das ilhas de calor nos centros urbanos. Agora, ele é ainda mais significativo ao focar em geração de energia limpa, reutilizar a água – o que contribuirá para reduzir riscos de enchentes na cidade, e estar integrado a outras tecnologias”, acrescenta Feijó.

Além do Stand, a Ecotelhado também vai participar do I Fórum Latino-Americano de Infraestrutura Verde Urbana, promovido pela Associação Tecnologia Verde Brasil. No dia 21, no período da tarde, João Manuel Feijó fará uma palestra sobre “Telhados verdes e tecnologias integradas”.

A Ecotelhado já instalou mais de 250 mil metros quadrados de telhados verdes no Brasil, Chile, México e Colômbia. Tem projetos em casas, prédios, escolas, hospitais, espaços públicos, lojas, fábricas, entre outros tipos de empreendimentos. 

www.tecobiexpo.com.br

 

tecobi 2