Ecotelhado lança Ecoesgoto no Ano Internacional da Cooperação da Água

Publicado

Há 20 anos a ONU instituiu o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água. Comemoramos em especial neste ano, pois órgãos da ONU elegeram o ano de 2013 como o Ano Internacional da Cooperação da Água. Durante este ano eles irão discutir com mais prática o que precisa ser realizado para minimizar os riscos de escassez de água e os problemas de falta de água potável já enfrentado em muitos países. A cooperação internacional pode minimizar riscos de escassez de água.

reuso.agua

Especialistas afirmam que dentre as alternativas para suprir a demanda no mundo, se desenvolveu a ideia de utilizar água de qualidade inferior como o esgoto doméstico. Após o tratamento de esgotos apropriado, parte dessa água tratada, ficaria até mesmo potável para consumo humano.

Levando em conta todo esse apelo mundial, a Ecotelhado desenvolveu o Ecoesgoto ou Vermifiltro, que é um Sistema de tratamento dos efluentes no qual todos resíduos orgânicos provenientes das descargas de patentes, dos restos de alimentos triturados, devem passar por um processo de purificação. Trata-se de um Sistema Biofílico de Reciclagem de Águas e Resíduos Orgânicos.

jardim vertical ecoesgoto tratamento de efluente ecotelhado

O Ecoesgoto ou vermifiltro é uma estação de tratamento dos efluentes biológica, constituída por um filtro projetado, mimetizando processos naturais. Supera largamente os sistemas convencionais de lodo ativados utilizados atualmente no mercado. Destaca-se pelo menor custo de implantação e quase ausência de manutenção.

20 ecoesgoto completo com ecoparede e ecotelhado

Como funciona?

O vermifiltro é constituído de uma única câmara que varia de tamanho de acordo com o projeto e o volume de efluente a ser tratado. Pode ser subterrânea ou aérea, sendo que sempre deve ser acompanhada de elementos paisagísticos. Os efluentes entram pela parte superior, podendo haver uma abertura com tampa para o lixo orgânico.

O filtro é composto de camadas sucessivas que asseguram presença de oxigênio, promovem retenção de matéria orgânica, e criam habitat para a fauna do filtro. Ele retém a matéria orgânica que será digerida pelas minhocas, garantindo a permeabilidade do sistema. Na parte inferior da câmara é colocado um piso elevado que separa a matéria orgânica da água.

Depois de passar pelo vermifiltro o efluente pré-tratado é lançado para o banhado construído, onde a parte superior fica seca, sem perigo de proliferação de mosquitos. O sistema laminar elimina o uso de brita ou areia e garante maior área de contato entre as raízes das plantas. As raízes tem papel de abrigar microrganismos e fornecerem oxigênio no sistema, garantindo uma digestão aeróbica sem cheiro. O sistema laminar é também um reservatório de água que pode ser reutilizada para fins não potáveis.

IMG_20130305_164835

A finalização fica por conta do jardim vertical, que promove polimento e oxigenação da água que sai praticamente limpa.