Ecotelhado presente na primeira escola sustentável da América Latina

Publicado

A Escola Estadual Erich Walter Heine, da rede Santa Cruz, foi a primeira escola da América Latina a receber certificação LEED Schools, da Green Building Council. No mundo inteiro, somente 121 escolas receberam essas certificações. Com apenas três anos, o colégio do Rio de Janeiro mostra com excelência o impacto positivo de se adotar uma vida saudável e sustentável.

DSC00473

A Escola conta com inovações de infraestrutura como lâmpadas de LED, sistema de captação de água, painéis solares, coleta seletiva e compostagem. O estabelecimento é estruturado para promover o bem estar dos alunos, onde existem bicicletários e adaptação para garantir acessibilidade de alunos com necessidades especiais. Outras tecnologias benéficas no imóvel são os produtos Ecopavimento, Telhado Verde e Brise Vegetal, todos da Ecotelhado.

DSC00464

O Ecopavimento, colocado sobre a superfície permeável, permite a passagem da água, assim ajudando na prevenção de enchentes. Além disso, reduz efeitos de ilha de calor, recarrega aqüíferos subterrâneos e controla a poluição pluvial.

O Ecotelhado, ou telhado verde, cobre telhados convencionais com vegetação. Dessa maneira, retém água da chuva, promove a biodiversidade e biofilia, melhora a qualidade do ar e diminui a temperatura do ar, qualificando o conforto térmico.

DSC00488

Já o Brise Vegetal, como sistema modular, tem finalidade de cobrir a fachada dos prédios, protegendo contra o acúmulo de energia solar. Colabora com a diminuição dos efeitos de emissão de carbono, melhora qualidade do ar, é um excelente isolante acústico e ajuda significativamente na pontuação de certificações como LEED.

A Escola Estadual Erich Walter Heine é um exemplo de cidadania e convívio harmonioso entre seres humanos e meio ambiente. Se queremos viver com qualidade, podemos e devemos investir nas ideias que possibilitam um futuro próspero e biofílico. Educação e consciência ambiental são indissociáveis.