Realizado há 43 anos, e considerado o maior evento do seu segmento no sul do país, o Prêmio Exportação RS premia empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar seus produtos no mercado internacional. A premiação é promovida pelas 19 das mais representativas instituições vinculadas ao segmento exportador brasileiro, que formam o Conselho do Prêmio Exportação RS e acontece no próximo dia 15 de Junho.
As vencedoras são avaliadas em dois grupos de categorias. As qualitativas abrangem Destaque Mercadológico, Setorial, Inovação Tecnológica, Avanço Global, Serviços de Suporte à Exportação, Exportador – Trading e Pequeno Desbravador Internacional. Nas quantitativas estão as categorias Trajetória Exportadora Master, Diversificação de Mercados, Dinamismo Exportador e Destaque Exportador. O prêmio especial Personalidade Competitividade Internacional homenageia um empresário que seja referência no mercado externo para o Rio Grande do Sul e Brasil.
E a Ecotelhado recebe o Prêmio na Categoria Pequeno Desbravador Internacional, por suas exportações para Uruguai, Chile, Colômbia, México e Peru.
“A premiação dá visibilidade à empresas competitivas, que crescem independente do momento econômico e da conjuntura internacional, abrindo novos mercados para o Rio Grande do Sul e para o Brasil”, destaca Renato Malcon, presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS. Já o presidente da ADVB/RS, Carlos Biedermann, dis que “ter um viés exportador é importante para garantir a sobrevivência das marcas, principalmente agora”. Ele avalia que neste contexto, o evento serve como estímulo à percepção de outras companhias de que o caminho do relacionamento com o mercado externo permite estabilidade dos negócios.