Em Barcelona, shopping subterrâneo terá parque na cobertura

Publicado

Com o crescimento populacional nas cidades, cresce a demanda por maiores espaços verdes e planejamento urbano. Assim, cada vez mais, profissionais da área estão buscando atender, de forma objetiva, a estas necessidades, planejando ambientes com múltiplas funções e reaproveitando espaços.

Maquinnext.1

O conceito do Maquinnext, projetado para Barcelona, na Espanha, consiste em um centro comercial totalmente subterrâneo e coberto, no nível térreo, por uma imensa área verde, que funcionará como um novo parque à cidade. Inclui, além do shopping, uma série de pequenos edifícios residenciais, que estarão organizados em torno do novo parque.

Maquinnext.

O grande destaque do projeto é seu foco totalmente sustentável e o benefício de disponibilizar um novo parque à cidade. No teto do shopping a população terá acesso a uma pequena floresta, com novas opções de lazer e árvores que irão fornecer ar puro. Já as lojas, no interior do shopping, poderão usufruir das vantagens de um telhado verde, com o resfriamento ocasionado pela barreira térmica e, também com arquitetura solar passiva, além de iluminação natural. O projeto também prevê a reutilização de água da chuva no interior da instalação.