EM GUERRA CONTRA AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NAS CIDADES, AQUECIMENTO, REFRIGERAÇÃO E TRANSPORTE SÃO CHAVE PARA DESENVOLVIMENTO

Publicado

14231304_1383205621707615_1268681203900406946_o

“Se você quiser vencer a batalha da mudança climática, ela será travada nas cidades do mundo,” presidente do WRI e CEO Andrew Steer disse aos participantes em um fórum sobre o papel das zonas urbanas na mudança global para a energia limpa.

Uma nova pesquisa da Agência Internacional de Energia (IEA) confirma que as cidades representam 70% das oportunidades de redução de emissões rentáveis entre agora e 2050. Em suma, as áreas metropolitanas serão cruciais para determinar se o mundo consegue limitar o aumento da temperatura a 2 °C (3,6 ° F) para evitar os piores efeitos da mudança climática.

Cidades na linha de frente da mudança climática

Diretor da AIE para a Sustentabilidade, Tecnologia e Perspectivas, Kamel Ben Naceur compartilhou esta e outras descobertas no evento 24 de junho da WRI, “o papel das cidades na transição global para a energia limpa.”

Enquanto Naceur ressaltou os grandes desafios com a contenção das alterações climáticas nas cidades – que representam metade da população mundial e 70% das emissões, – ele disse que com uma transformação de energia, a meta de 2 °C ainda está dentro do alcance.

As principais áreas de ação incluem:

Aquecimento e Arrefecimento:

83fd4c972bae0223e63f20eea92ed67b

Cerca de dois terços (2/3) do crescimento da demanda de energia projetada entre agora e 2050 virá das economias emergentes e no desenvolvimento. “O elefante na sala é de aquecimento e refrigeração”, disse Naceur.

É também uma área repleta de oportunidades. O relatório da AIE descobriu que as cidades podem reduzir a sua procura de aquecimento e arrefecimento em 25% sem sacrificar o conforto, através de soluções, tais como ar condicionado movido a energia solar. “Esta poderia ser uma combinação muito boa porque a demanda máxima é durante o dia, quando você tem a capacidade máxima de energia solar fotovoltaica”, disse Naceur.

Não podemos esquecer da tecnologia das próprias plantas, que para o conforto térmico e acústico são a melhor solução. As cidades também podem tocar na parte da eficiência para conter a demanda de energia para aquecimento e arrefecimento.

Transporte sustentável:

sustainable_transportation11

Os investimentos em estradas e carros movidos a gás pode dominar o setor dos transportes de hoje, mas a análise da AIE constata que deslocar grande parte desse dinheiro para veículos elétricos (EVs) e metros/trens poderiam reduzir drasticamente as emissões sem aumentar os custos. Enquanto havia 1 milhão de EVs em operação em 2015, Naceur diz um mundo que veria esses 2° baixar mais vezes. Isso é apenas uma suposição, mas existem histórias de sucesso como Pequim (onde as vendas EV têm crescido exponencialmente nos últimos anos) oferecem esperança.

Construindo políticas locais e nacionais:

leis

Reinventar os sistemas de energia significa que os governos nacionais e locais precisam trabalhar juntos sobre as políticas novas – um fato que ser difícil historicamente. “Mas há um potencial significativo de sinergias”, disse Naceur.

Tome Noruega: Cerca de 25% dos carros novos da nação são EVs, graças a uma combinação de políticas nacionais, como incentivos fiscais e uma rede de estações de carregamento em cidades em todo o país. A Holanda tem a segunda maior taxa de inscrição EV da Europa, em apenas 1,8% do total de veículos.

Um novo Futuro Urbano:

linda-foto

Estas são apenas algumas das oportunidades maiores para gerar uma revolução de energia limpa. Para realmente fazer baixar as emissões para níveis seguros, as cidades terão de tomar medidas em todos os setores econômicos.

Referências: WRI.

*Texto | Catarina Schmitz Feijó