Equipe Ecotelhado presta homenagem ao falecimento da Eva Sopher

Publicado

Amigos, admiradores e artistas se reúnem nesta quinta-feira (08/02/2018) no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, onde acontece o velório de Eva Sopher. Ela morreu na noite de quarta (7) aos 94 anos. O governador José Ivo Sartori decretou luto oficial de três dias no estado.

Presidente da Fundação Theatro São Pedro, Eva é reverenciada pela classe artística de todo o país.

Alemã de família judia, Eva Sopher se mudou para o Brasil, onde desembarcou ainda criança, para fugir do nazismo. Em 1975, foi chamada para coordenar a restauração e reconstrução do Theatro São Pedro, que dois anos antes havia sido fechado devido à falta de segurança no prédio – o teatro funcionava desde 1858, quando Porto Alegre tinha cerca de 20 mil habitantes.

Em 1984, o teatro foi reaberto e, desde então, segue com programação intensa, graças ao esforço de Eva e da Associação dos Amigos do Theatro São Pedro. Depois da reconstrução, Eva seguiu à frente da administração, e passou a dedicar-se ao Multipalco, projeto iniciado em 2003 de um novo espaço, que já conta com mais 18 mil m² de área construída.

Eva Sopher sempre foi uma pessoa dotada de uma visão de vida muito superior. Ela foi incansável para o restabelecimento do Theatro São Pedro, um ícone cultural do Brasil e do Rio Grande do Sul.

Quando a Ecotelhado iniciava suas aspirações de trabalhar com a sustentabilidade e infraestrutura verde no mundo atual, desenvolvendo seus produtos inovadores para levar o verde e a natureza para as coberturas e fachadas de construções em um contexto urbano que infelizmente privilegia o cinza, dona Eva nos chamou e fez questão de colocar nosso primeiro e inovador produto, o Ecotelhado, sobre a área do Complexo Mutipalco do Theatro São Pedro, que tornou (e tem tornado) aquele espaço ainda mais rico.

Dona Eva Sopher sempre será uma iluminada que, para nós, da Ecotelhado, deixou uma marca: a de que vale a pena acreditar e empreender em idéias que privilegiem a sustentabilidade também na cultura e na arte, promovendo, ao mesmo tempo, a arte e o bem-estar das pessoas e da natureza no ambiente urbano.

Obrigada, Dona Eva, também por ter acreditado e de ter nos ensinado, através de seu exemplo, a tornar realidade um sonho.

Relembrando dos bons momentos, fica aqui o vídeo com a entrevista da Eva comentando sobre o Ecotelhado:

 

Texto e adaptação: Catarina Schmitz Feijó e Renan Guimarães

Referências: G1 globo

Data: 08/02/2018