Escolas adotam Ecotelhados e outras tecnologias verdes

Publicado

A escola deve ser um lugar diferenciado para que a necessidade de cuidar do meio ambiente seja percebida e resulte em ações positivas. Não basta somente trazer discussões, projetos e eventos. Uma estrutura que usa com consciência recursos como água e energia e que possibilita o contato com a natureza favorece o aprendizado de conceitos socioambientais e a construção de valores fundamentais.

Segundo o engenheiro agrônomo João Manuel Feijó, sócio da Ecotelhado, é fundamental que as instituições de ensino adotem medidas condizentes com seu discurso, aplicando à sua pratica cotidiana o que é ensinado em sala de aula. “Como formar jovens que prezem a sustentabilidade em sua vida se o colégio, onde passam boa parte do dia, não adota práticas que sirvam como exemplo? A escola não pode ser mera reprodutora de discursos, tem de incorporar o conceito ao seu funcionamento. Elas podem e devem ser modelos de centros sustentáveis.”, ressalta.

Uma aula sobre alimentos pode ser vivenciada em uma horta. E se houver falta de espaço, já existe um sistema que possibilita o cultivo na vertical. É possível montar, ainda, paredes verdes e até um sistema de tratamento de resíduos orgânicos integrado ao telhado verde, que reutiliza a água tratada internamente na descarga de sanitários e na própria jardinagem. “A economia de água pode chegar a 70%. Além de economizar, a escola ficaria mais independente do serviço de água, pois teria sua própria reserva.

A boa notícia é que já existem bons exemplos em algumas cidades brasileiras. É o caso da Escola Estadual Erich Walter Heine, no Rio de Janeiro, que foi a primeira escola da América Latina a receber a certificação LEED Schools, da Green Building Council, organização que reconhece escolas totalmente sustentáveis. A captação de água da chuva é feita pelo telhado verde da Ecotelhado, que conta com uma vegetação especial para diminuir a absorção de calor e reabsorver a água pluvial.

O espaço é utilizado para aprendizado. Outros destaques da escola são o ecopavimento no estacionamento, feito com material permeável que permite a passagem de água e ar, evitando bolsões de água, brise vegetal, painéis solares, coleta seletiva, bicicletário, entre outros. A ideia é promover um espaço onde o aprendizado sobre sustentabilidade faz sentido.

Escola Estadual Erich Walter Heine

Situado em um terreno de 50 mil metros quadrados no Alto de Pinheiros, em São Paulo, o Colégio Santa Cruz também integra a lista de instituições que trazem a biodiversidade para dentro da escola. São 50.000 metros quadrados de área, com amplas instalações em meio a extensos jardins e coberturas verdes da Ecotelhado, que trazem conforto térmico interno e contribuem para melhorar o ar da cidade e reduzir enchentes, já que a água deixa de ser escoada para a rua.

colegio sta cruz

Em Lajeado, o Colégio Evangélico Alberto Torres recorreu ao Ecotelhado para melhorar o conforto térmico e proporcionar um ambiente agradável aos alunos.

colegio Evangélico Alberto Torres