Imagem do interior de uma estufa de plantas para simbolizar fazenda vertical

O que é uma fazenda vertical e para que serve

Publicado

Você já ouviu falar em fazenda vertical?

Antes de entender sobre o assunto, vamos fazer uma pequena reflexão.

De onde vêm os vegetais que consumimos? 

De perto ou de longe, de sítios ou fazendas, do interior do país ou além das fronteiras, de países vizinhos ou do outro lado do oceano, o fato é que, quanto maiores, mais urbanizadas e aglomeradas se tornam as cidades, menores são as possibilidades de retirarmos nossos alimentos de nossos quintais.

 Assim, perdemos, cada vez mais, a conexão com os nossos alimentos.

Porém, e se essa conexão fosse recuperada através de fazendas existentes bem no meio das cidades sem que, para isso, fosse necessário sacrificar o seu crescimento e desenvolvimento urbano?

É isso o que as fazendas verticais oferecem!

Quer saber mais sobre elas? Então leia o conteúdo abaixo. Confira!

O que são as fazendas verticais?

Fazendas verticais são áreas verticalizadas destinadas ao cultivo de alimentos. 

Enquanto uma fazenda tradicional ocupa uma área horizontalizada, necessitando de grandes espaços, uma vertical pode ocupar um simples terreno, mas ser dotada de uma edificação cheia de camadas e andares que faça uso de tecnologias que permitam que, no seu interior ou exterior, vegetais sejam produzidos de maneira eficiente.

Nas fazendas verticais, empregam-se, basicamente, técnicas de agricultura de interior e tecnologia de controle ambiental.

Assim, controle artificial da luz, controle ambiental (umidade, temperatura, gases, etc.) e fertirrigação são algumas das técnicas empregadas nesses empreendimentos, o que ocorre de maneira similar em estufas, por exemplo, nas quais a luz solar é aproveitada junto à iluminação artificial e otimizada com refletores metálicos.

Vantagens que a fazenda vertical oferece

Entre as vantagens da fazenda vertical estão:

  • Melhoria da qualidade do ar nas cidades;
  • Diminuição do desmatamento resultante do avanço das fronteiras agrícolas; redução dos custos com logística e transporte da colheita;
  • Utilização de espaços ociosos;
  • Diminuição do uso de fertilizantes e defensivos agrícolas e, consequentemente, da eventual contaminação do solo causada pelo seu uso;
  •  Maior autonomia diante das condições climáticas;
  •  Economia no uso de água para irrigação.

Por outro lado, há quem critique esse modelo de fazenda, acusando-o de “modismo” ou esteticismo, uma vez que, na prática, os custos com infraestrutura e consumo de energia, por exemplo, não compensariam as demais vantagens.

 A verdade é que as fazendas verticais são muito incipientes e apenas o tempo dirá se o seu modelo é econômico, social e ecologicamente viável, ou seja, se, de fato, é algo sustentável. 

Mesmo assim, não há dúvidas de que a ideia aponta para um caminho virtuoso, e havendo criatividade, inovação e disposição para fazê-la dar certo, isso, com certeza, acontecerá.

Fazenda vertical, infraestrutura verde e design biofílico

Apesar de toda a sua pegada sustentável, as fazendas verticais, a rigor, não são dependentes de uma infraestrutura verde, tampouco de design biofílico.

Mesmo assim, é certo que elas se tornarão mais ambientalmente adequadas e com maior capacidade de transformação social e econômica de uma região se tiverem essa preocupação.

Afinal, um prédio velho e cinzento situado em uma periferia industrializada de uma cidade pode abrigar, em seu interior, uma fazenda vertical com todas as suas vantagens e recursos tecnológicos. 

No entanto, o ambiente ao seu redor não será impactado pelo empreendimento em si.

Por isso, dotá-lo de jardins verticais e telhados verdes, nos quais poderá haver a produção de alimentos, ainda que em proporções menores e até mesmo com fins lúdicos, é uma ideia interessante para impulsionar iniciativas como essas e atrair o apoio de consumidores e da sociedade, além de contribuir para o ambiente local, aumentando a sua área verde e atraindo a fauna para si.

Jardim Vertical Mamute. Foto: Arquivo Ecotelhado

Tenha sua própria horta vertical

Caso você não tenha condições de construir uma fazenda vertical, vamos trazer uma outra ideia sustentável.

Se a ideia é o seu próprio consumo, quem sabe você não dá um passo um pouco menor, mas tão valoroso quanto, e crie, em vez de uma fazenda, uma pequena horta vertical que lhe possibilite cultivar os vegetais que você come no dia a dia?

Para isso, basta um jardim vertical como o Jardim Vertical Mamute, por exemplo.

Com floreiras projetadas para reservar água e repassar o excedente ao vaso de baixo, por gravidade, até o último recipiente, por meio de aberturas na parte inferior, são perfeitos para irrigar a sua horta e projetados para um manuseio simples e prático.

Com um Jardim Vertical Mamute em casa, você não apenas consegue desenvolver em pequenos espaços a sua horta vertical como aumenta o design biofílico do seu ambiente, tornando-o muito mais verde, belo e atraente.

Você sabia que a Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável que são perfeitos para tanto para um empreendimento de grande porte de uma fazenda vertical quanto para uma simples horta em pequenos espaços de sua casa?

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

 Entre em contato para fazer o seu orçamento!

 Imagem de capa: Earth.org