FAZENDAS FLUTUANTES: ENTENDA

Publicado

Com uma produção crescente de comida, devido a falta de diversidade na dieta alimentar humana, fica cada vez mais difícil encontrar terras adequadas para a produção de alimentos. A solução mais recente para isso: usar água como suporte.

A resposta para a falta de espaço é chamada de Fazenda Flutuante (Floating Farm). Construída sobre um suporte que boia, ela pode ser instalada no mar, em lagos ou em rios. A ideia, além de economizar espaço em terra, é cortar gastos do transporte e diminuir a emissão de gases poluentes.

A primeira fazenda desse tipo está sendo construída no porto de Roterdã, na Holanda – o mais importante da Europa -, e deve ser inaugurada em janeiro de 2017. A iniciativa é da Universidade de Wageningen, junto com empresas como Philips e Beladon – construtora especializada em estruturas flutuantes que pretende, no futuro, erguer cidades inteiras sobre a água.

holanda

O espaço será especializado na criação de vacas leiteiras, e vai começar com 60 animais. Ou seja, logo, quem vive em Roterdã vai ter leite, queijo e iogurte, sem que os produtores precisem vencer longas distâncias usando meios de transporte poluentes. Para diminuir ainda mais o impacto ecológico, parte da energia usada para o funcionamento da fazenda virá da queima do estrume das vacas – que também será usado como adubo para o pasto. Cada bicho deles terá 15 m² para pastar, um espaço muito maior do que os cubículos em que as fazendas leiteiras industriais colocam seus animais.

A ideia de construir uma fazenda sustentável – e que fosse próxima da cidade – surgiu quando os destroços do furacão Sandy bloquearam as estradas que ligavam as fazendas produtoras a Nova York, em 2012. Os estoques só duraram três dias antes de começar a faltar comida. Com a construção da primeira Fazenda Flutuante, o objetivo é que a cultura de não saber de onde a comida vem fique cada vez mais obsoleta – e que os habitantes das grandes cidades entendam o impacto que o plantio, a criação de animais e o transporte de alimentos têm no meio ambiente.

aquacultura barcelona

Outro exemplo de fazenda flutuante, é de iniciativa da “Smart Floating Farms”, que com base numa estratégia de plataforma flutuante, combina multi-camadas de Aquicultura (peixes, no nível inferior), hortas hidropônicas (nível mediano) e fotovoltaica (energia solar e outras energias renováveis, no nível superior), e se pretende que essas fazendas flutuantes possam estar localizadas perto de áreas onde o alimento é mais necessário, causando um impacto social e econômico positivo, com o potencial de criação de novas economias emergentes.

barcelona

Referências: Smart Floating Farms, Exame, Yahoo, Ecowatch, Floating Farm

*Texto | Catarina Schmitz Feijó