FICARE URBEM, O CONCEITO QUE A ECOTELHADO QUER TE PROPORCIONAR

Publicado

Em uma viagem para o Rio de Janeiro, estava conversando com um querido amigo sobre futuro, sustentabilidade e todas essas coisas que nós “ambientalistas” ou apenas amantes da natureza gostamos de falar, e surgiu o conceito “Ficare Urbem”. Achei tão interessante e cabível para nós que quis compartilhar com vocês.

Deixa eu explicar:

Conhecemos o tão dito termo “Fugere Urbem”, que é uma expressão em latim que significa “fugir da cidade”. Originalmente usada pelo escritor latino Horácio, foi adotada como lema pela literatura árcade para simbolizar o poeta literário que se desloca da vida agitada e corrida da cidade e vai para a calma zona rural.

Em um mundo cada vez mais rápido e efêmero, é fácil nos perdermos no caos da cidade. Vivendo uma vida cada vez mais urbana e menos conectada à natureza, sentimos que não há outra alternativa a não ser se distanciar da cidade.

Mas diferentemente do expressado pelo poeta no passado, hoje, podemos nos conectar com a natureza e resgatar sua calmaria sem escapar fisicamente da cidade. Mas como entrar em contato com o natural em meio ao caos criado por nós mesmos?

Com o Design Biofílico (biofilia – amor à vida; instinto de preservação, de conservação) e a Permacultura, podemos (re)estabelecer essa conexão. A Permacultura é um conceito criado pelos ecologistas Bill Mollison e David Holmgren, ela se traduz no planejamento e criação de ambientes sustentáveis e produtivos, sempre em equilíbrio e harmonia com a natureza. Com três princípios éticos: Cuidar da terra, cuidar das pessoas e compartilhar excedentes, é possível inserir a prática na cidade – e não deixar se perder no concreto.

Outro conceito que auxilia muito para constituir o termo “ficare urbem” é a Agricultura Sintrópica constituída por um conjunto teórico e prático de um modelo de agricultura desenvolvido por Ernst Götsch, no qual os processos naturais são traduzidos para as práticas agrícolas tanto em sua forma, quanto em sua função e dinâmica.

Sempre falamos/idealizamos uma solução utópica. O que a Ecotelhado propõe e demonstra é Tomar uma atitude. É utilizar nossos sistemas sustentáveis para solucionar esses problemas urbanos e melhorar nossas cidades, porque a tendência é de se urbanizar cada vez mais e mais ao longo dos anos, então para termos uma cidade biofílica, que tenha uma boa sinergia e faça as pessoas mais felizes, devemos tomar atitudes agora para colhermos no futuro um espaço mais harmônico e feliz.

Fica aqui minha lembrança ao meu amigo João Ramil, publicitário, formador de opinião, semi agricultor, vegetariano, músico e idealizador do termo “ficare urbem” que indica a escolha do homem que, depois de se conectar com a vida do campo – efeito do ”fugere urbem” – resolve ficar na cidade e criar espaço para a teoria e prática da Permacultura dentro dos espaços urbanos.

Bora transformar essas cidades juntos?

 

 

 

Texto: Catarina Schmitz Feijó