gestão inteligente da água da chuva

Gestão inteligente da água da chuva: o caso de Berlim

Publicado

Uma gestão inteligente da água da chuva que a reaproveite em épocas de escassez e cuide de sua retenção, contenção e escoamento em períodos de maior volume pluviométrico é um dos desafios enfrentados pela cidade de Berlim.

Para capturar, armazenar e reaproveitar a água da chuva, garantindo seu uso eficiente e evitando sobrecarregar suas redes pluviais, a capital da Alemanha vem fazendo uso não só de medidas e técnicas convencionais de engenharia, mas também de soluções baseadas na natureza e tecnologias de infraestrutura verde.

Quer conhecer um pouco mais dessa gestão inteligente realizada por Berlim e se inspirar para aplicá-las na sua cidade, no seu empreendimento ou na sua casa? Então leia o conteúdo abaixo! Confira!

RESERVATÓRIOS SUBTERRÂNEOS PARA CAPTAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS

Uma das principais iniciativas do Poder Público junto à cidade foi a construção de grandes reservatórios subterrâneos para armazenamento de águas residuais. Essas estruturas funcionam como imensos tanques de contenção, acumulando a água das chuvas e direcionando-a posteriormente para estações de tratamento.

Atualmente, nove dessas instalações já foram concluídas, incluindo uma sob o Mauerpark, um conhecido espaço público no bairro de Prenzlauer Berg, onde antes passava o Muro de Berlim. A maior delas, porém, continua sendo construída, e terá 30 metros de profundidade, ou seja, mais do que o dobro da que encontramos no Mauerpark, cuja estrutura cilíndrica de concreto conseguirá armazenar cerca de 17 mil metros cúbicos de água da chuva, o equivalente a sete piscinas olímpicas!

CONTROLE DE TRANSBORDAMENTO DO SISTEMA DE ESGOTO


Durante períodos de chuvas intensas, o sistema de esgoto de Berlim pode atingir sua capacidade máxima, levando ao risco de transbordamento. Para evitar isso, a água excedente é desviada para os reservatórios e posteriormente bombeada para tratamento antes de ser devolvida aos cursos d’água da cidade.


Essa estratégia evita que esgoto não tratado seja despejado diretamente no rio Spree, um problema comum em sistemas de esgoto combinados – aqueles que transportam, na mesma tubulação, tanto o escoamento pluvial quanto os resíduos domésticos.

DRENAGEM MAIS EFICIENTE COM SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA E INFRAESTRUTURA VERDE URBANA

Porém, engenheiros e gestores públicos logo perceberam que apenas construir reservatórios não seria suficiente para evitar os transbordamentos, pois grande parte da cidade é coberta por concreto e asfalto, reduzindo a capacidade de absorção do solo.


Diante desse desafio, o Poder Público local passou a incentivar o desenvolvimento da sua infraestrutura verde urbana, orientando, por meio de sua agência de águas pluviais, a Berliner Wasserbetriebe (BWB), os planejadores urbanos sobre como tornar os telhados e edifícios mais verdes, e apresenta ideias inovadoras para coletar e armazenar a água da chuva para que ela não se misture com o esgoto.

Isso pode ser conferido em um manual fornecido pela agência, que demonstra, por exemplo, o quanto os telhados verdes conseguem reter água da chuva em relação a telhados convencionais.


Além disso, os representantes da cidade aprovaram uma legislação exigindo que novos empreendimentos reduzam o volume de água da chuva direcionado ao esgoto, priorizando sua infiltração no solo ou evaporação.

Além de reduzir alagamentos, essas soluções ajudam a regular a temperatura urbana, aumentam as áreas verdes da cidade, promovendo a fauna local e, sem dúvidas, beneficiando economicamente indivíduos, empresas e o Poder Público, reduzindo os transtornos financeiros e sociais causados pela precipitação de grandes volumes d’água ou, em épocas de seca, do elevado aumento da demanda para consumo e irrigação.

GESTÃO EFICIENTE DA ÁGUA DA CHUVA COM A ECOTELHADO

O exemplo de Berlim é capaz de inspirar gestores públicos e indivíduos a investirem em Soluções Baseadas na Natureza e suas tecnologias de infraestrutura verde, e a Ecotelhado tem os recursos perfeitos para isso!

Sistemas de telhado verde como os desenvolvidos pela Ecotelhado são perfeitos para integrarem tanto projetos públicos quanto privados que busquem maior eficiência hídrica, tanto para fins de retenção e contenção da água da chuva, algo fundamental para épocas com mais precipitações, quanto para seu reaproveitamento em períodos de seca.

Seus sistemas de telhados verdes possuem excelentes reservas hídricas, contribuindo objetivamente para a retenção de água pluvial, reduzindo o seu escoamento para as ruas e as redes públicas de drenagem, e ainda dispondo da capacidade de reaproveitar, para fins não potáveis, a sua água armazenada.

Para se ter uma ideia, considerando-se apenas os seus módulos, o Sistema Azul e Verde , por exemplo, consegue reter até cerca de 150 litros/m² de água. Essa capacidade é ainda maior se considerada a retenção do substrato utilizado (potencializada por gel hidroretentor), e aquela realizada pela vegetação utilizada. Toda essa água, em uma cobertura normal, escorre diretamente para as ruas, sobrecarregando os sistemas públicos de drenagem.


No Sistema Laminar Alto, a reserva, considerando apenas aquela oferecida pelos módulos, é de 160 litros/m². É muita água retida!

Imagine uma cidade com diversas instalações dessas em grandes edificações?

Aliás, o Ecodreno, um produto utilizado no Sistema Laminar Alto, também é aproveitado para a construção de Jardins de Chuva eficientes que retêm a água da chuva até o momento em que ela possa se infiltrar novamente no solo. O sistema tem uma membrana permeável que o envolve, permitindo a absorção da água pluvial e evitando a entrada de sólidos no reservatório.

Também aproveitando o módulo Ecodreno, a Ecotelhado possui suas Cisternas Subterrâneas impermeabilizadas e utilizadas para o reaproveitamento da água da chuva, podendo, graças ao suporte dos módulos, ser instaladas sob jardins, estacionamentos ou pavimentos permeáveis.

Ou seja: grandes áreas verdes, como gramados de praças, campos de futebol ou simples jardins podem conter, em seu subsolo, e sem qualquer impacto visual, ocultadas por áreas verdes, recreativas, de multi-uso ou, inclusive, caminhos de pedestres, instalações que conseguem reter água, tanto para uma absorção mais eficiente pelo solo quanto para fins de reaproveitamento para fins não potáveis, como a irrigação dessas áreas.

Outro produto muito importante é o Ecopavimento, o pavimento permeável da Ecotelhado.

Podendo ser instalado com grama ou brita, o Ecopavimento é um piso que, colocado sobre uma superfície permeável, permite a passagem da água e do ar evitando o acúmulo de água na superfície. É feito de grelhas alveoladas de plástico reciclado e suporta um peso compatível à base onde será colocado.

É ideal para a pavimentação de locais de tráfego lento, como áreas internas de condomínios, caminhos e pátios de escolas, calçadas permeáveis, acostamento de estradas, trilhas de parques, acesso de pedestres e, claro, superfícies para bacias de infiltração.

Exemplos como os de Berlim são inspiradores, e é muito bom saber que aqui no Brasil temos empresas como a Ecotelhado, que dispõem de tecnologia e expertise para que gestores públicos e indivíduos possam não só sonhar, mas executar ideias excelentes como as colocadas em prática no país europeu!

CONHEÇA TODAS AS SOLUÇÕES DA ECOTELHADO

Sabia que a Ecotelhado apresenta diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável?

Então visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Floreira Modular Rooftop, Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!

Capa e Imagem 1: Bedneyimages/Freepik

Imagens: Arquivo Ecotelhado