uma horta sendo cuidada para simbolizar a hidroponia

Hidroponia: saiba mais sobre a técnica e conheça as vantagens

Publicado

A hidroponia começou como um método de cultivo na agricultura, mas tem se tornado cada vez mais comum na composição de decorações dos mais diversos ambientes.

Essa técnica traz diversas vantagens para quem gosta de incluir um pouco de vegetação nos ambientes internos e externos, mas não quer se preocupar com a manutenção das folhagens escolhidas.

Assim, trata-se de um método bastante versátil, que pode ser aplicado ao cultivo de várias plantas, e também oferece grande praticidade.

Quer saber mais sobre o que é a hidroponia e conhecer as vantagens que ela traz? Continue a leitura!

O que é hidroponia?

Também conhecida como hidrocultura, a hidroponia consiste em um cultivo de plantas sem terra, substituindo o solo tradicionalmente utilizado pela água.

Assim, as raízes ficam imersas dentro de um recipiente com água, onde podem ser adicionados fertilizantes para alimentar a planta escolhida.

O método é bastante antigo e, há algum tempo, vem sendo utilizado no plantio de hortaliças em geral e até de algumas verduras, por trazer vantagens que a tornam um bom caminho para os produtores rurais.

No entanto, sua popularização fez com que a técnica também chegasse às residências e à decoração de diversos ambientes, pois permite o plantio de uma enorme diversidade de plantas.

Assim, é cada vez mais comum vê-la sendo usada em diferentes espaços, por conta das vantagens que oferece para o cultivo de várias espécies.

Quais são as vantagens da hidroponia?

Uma das principais vantagens dos sistemas hidropônicos é que as plantas passam a demandar menos atenção do que se estivessem depositadas em vasos com terra ou no próprio solo, já que estando imersas em água não precisam ser regadas.

Além disso, também desenvolvem pragas com menos frequência e, assim, demandam menos investimento para os seus cuidados.

A técnica é tão vantajosa que até mesmo a NASA implementou a hidroponia em suas viagens espaciais para cultivar hortaliças.

Outro ponto importante é que, mesmo sendo necessário trocar a água de tempos em tempos, seu consumo nos sistemas hidropônicos ainda é muito menor do que nos convencionais, já que não é necessário regar a plantação.

Por fim, com esse tipo de método, não é preciso se preocupar com alguns aspectos do cultivo tradicional, como a qualidade do solo escolhido para fazer a plantação.

E é claro que, além disso tudo, o convívio próximo com as plantas ainda traz benefícios, como mais saúde e bem-estar no seu dia a dia, sem contar a beleza que proporcionam a qualquer ambiente.

Como montar um sistema hidropônico? 

Os sistemas hidropônicos são bastante diversos e sua forma depende do local em que serão utilizados.

Dentro de casa, por exemplo, você pode escolher as melhores plantas para apartamento e colocá-las em vasos de vidro, com as raízes submersas na água e expostas na sua decoração.

A hidroponia também ganha destaque em projetos arquitetônicos, por consistir em um cultivo simples e que permite explorar as possibilidades de decoração com a vegetação.

Os Jardins Verticais da Ecotelhado, por exemplo, são fundamentados na hidroponia, uma vez que utilizam argila expandida ou fibra de coco na composição.

Outra aplicação da hidrocultura (ou hidroponia), presente nos projetos da Ecotelhado é o Telhado Verde, que promove conforto térmico, reservatório de amortecimento pluvial, design biofílico e retenção de partículas do ar e purificação do ar com produção de oxigênio.


Quer saber mais sobre os sistemas da Ecotelhado? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!