Imagem de um prédio com apartamentos com janelas de vidro e áreas verdes para simbolizar incorporação imobiliária

Incorporação imobiliária sustentável: conceito e como implantar

Publicado

Talvez você ou muitos de seus amigos estejam por dentro do mercado de investimentos e acostumados a ouvir as mais variadas dicas sobre onde colocar o seu dinheiro.

Entre elas, sempre haverá aqueles que apontarão os imóveis como o destino mais seguro. Porém, isso significa investir em imóveis individualizados? Fundos imobiliários? Incorporações imobiliárias?

Ainda que tudo dependa de variados elementos, aspectos socioambientais têm entrado cada vez mais nessa equação, sendo esse o caso, principalmente, das incorporações, que, quanto mais sustentáveis, mais atraentes serão, tanto para o investidor quanto para o consumidor final.

Assim, qual o conceito de uma incorporação imobiliária sustentável e como implantá-la?

 Para entender mais, leia o conteúdo abaixo. Confira!

O que é uma incorporação imobiliária?

Segundo o art. 28, parágrafo único da Lei 4.591/1964, “considera-se incorporação imobiliária a atividade exercida com o intuito de promover e realizar a construção, para alienação total ou parcial, de edificações ou conjunto de edificações compostas de unidades autônomas”.

Explicando de forma mais simples, uma incorporação imobiliária envolve a construção de um empreendimento ou de um conjunto de edificações compostas por unidades autônomas para a comercialização dos imóveis ainda na planta.

Ou seja: aquele apartamento que lhe é oferecido em uma planta integra uma incorporação imobiliária, a qual, por sua vez, precisa estar devidamente registrada em um Registro de Imóveis, seguindo uma série de requisitos burocráticos indispensáveis.

Assim, em uma incorporação imobiliária, o empreendimento imobiliário é organizado e executado por meio de uma coordenação dirigida para a alienação antecipada de unidades imobiliárias projetadas ou em construção, entregando-as aos clientes após a conclusão da obra.

Nesse ínterim, o empreendedor capta recursos imprescindíveis ao andamento das obras, até sua finalização, havendo maior margem de lucro ao investidor, ao mesmo tempo em que o montante gasto pelo consumidor é, na maioria das vezes, inferior àquele que seria despendido após a conclusão do empreendimento.

O que é uma incorporação imobiliária sustentável?

Figura 2 (DSC Imagens – http://praca4.com/?utm_source=GoogleAds&utm_medium=anuncio_texto&utm_content=Divex&gclid=CjwKCAjwiJqWBhBdEiwAtESPaJXOTfaMiHTu-GcEG6hhI5cVEAWJiMWwKNy8jIZz_Zc6IqelX7GffhoCoi4QAvD_BwE )

Portanto, uma incorporação imobiliária sustentável seria aquela que, além de todos os requisitos legais e tecnicamente conceituais que envolvem uma incorporação imobiliária propriamente dita, também apresentaria elementos de sustentabilidade, o que iria desde a própria governança socioambiental da incorporação (ESG, em inglês) até as tipologias de infraestrutura verde e o design biofílico previstos no projeto.

O caminho mais adequado e metodologicamente organizado para a concepção e implantação de uma incorporação imobiliária sustentável seria por meio da busca por certificações verdes do setor de construção civil, como Leed, Aqua, Breeam, entre outras.

No entanto, embora a obtenção de certificações como essas daria, sem dúvidas, mais segurança aos investidores e consumidores finais acerca da efetiva sustentabilidade da incorporação e dos seus benefícios aos indivíduos e ao ambiente, elas não se revelam um requisito imprescindível, mas sempre se apresentam, no mínimo, como ótimas referências para a elaboração e execução do projeto.

 De todo modo, certificada ou não, uma incorporação imobiliária efetivamente sustentável precisa, no mínimo, levar em consideração:

·         A eficiência energética e hídrica prevista no empreendimento;

·         O impacto ambiental da obra;

·         O manejo e destinação de resíduos sólidos;

·         Sua provável emissão e retenção de poluentes;

·         A preservação e promoção da vida animal e de áreas verdes;

·         A detenção de águas pluviais;

·         A permeabilidade do solo etc.

Diante disso, você sabia que a Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável que contribuem decisivamente para que uma incorporação imobiliária seja sustentável?

 Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

 Entre em contato para fazer o seu orçamento!

*Foto de capa: Fotografia por Cristiano Bauce. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/959297/praca4-hype-studio/606212a1f91c8162e00009b9-praca4-apartments-hype-studio-photo?next_project=no