chuva-inundações-urbanas

Inundações urbanas são desastres naturais ou podem ser evitadas?

Publicado

As inundações urbanas ocorrem com frequência no Brasil, principalmente, em épocas com maior incidência de chuva. Elas acontecem por diversos motivos, porém a ineficácia do sistema de drenagem é uma das principais causas.

chuva-inundações-urbanas

Como ocorrem as inundações urbanas? 

Depois de uma forte chuva, o solo costuma ficar encharcado e acaba perdendo a capacidade de absorver toda a água que cai sobre ele. Logo, essa água acaba escorrendo para os rios e riachos, elevando seus níveis de água a ponto de transbordar e provocar uma inundação. 

A falta de vegetação nas cidades diminui a capacidade do solo absorver a água da chuva. Com isso, cabe apenas aos bueiros captar todo o volume d’água. 

Muitas vezes, por conta do lixo acumulado nas cidades, os bueiros entopem e provocam graves inundações urbanas.

Os maiores centros populacionais do Brasil sofrem com as inundações urbanas devido à desenfreada construção de prédios, ruas e avenidas cercadas por concreto, asfalto, e pouquíssimas áreas verdes. 

As inundações são frequentes na cidade de São Paulo e são consideradas emergências climáticas que demandam alta atenção do governo. A cidade, popularmente chamada de “terra da garoa” é conhecida também, pelos seus moradores, como “São Paulo das enchentes”.

Isso pode parecer um problema sem solução, mas não é. As grandes cidades do país podem evitar as inundações urbanas através do incentivo às construções sustentáveis.

Soluções para as inundações urbanas

Ecopavimento: é um sistema feito de plástico reciclado, instalado sobre uma superfície permeável, permitindo a passagem da água e de ar, evitando o acúmulo de água na superfície. 

O ecopavimento é ideal para acostamentos de estradas, pátios escolares e calçadas. 

Bacia de Amortecimento Azul e Verde: é uma alternativa muito eficaz e pode auxiliar os grandes centros urbanos. Essa Bacia de Amortecimento de água da chuva pode ficar na cobertura ou em pilotis e, juntamente com telhado verde é responsável pela captação de água da chuva e pelo seu amortecimento diminuindo a velocidade de vazão da água de chuva que vai para a rede pluvial das ruas. 

O Sistema de bacia de amortecimento azul e verde é um 2 x 1, pois o telhado verde tem capacidade de absorver 30% da água da chuva e o sistema Azul e Verde amortece a vazão de forma considerável, reduzindo as chances de enchentes e inundações nas cidades. Além desses benefícios, ele também promove a purificação do ar, sendo um aliado contra a poluição.

Quer conhecer mais soluções para evitar inundações urbanas? Entre em contato com a Ecotelhado