Duas imagens de vasos sendo irrigados para simbolizar irrigação automatizada

Sistemas de Irrigação Automatizada em Jardins Verticais e Telhados Verdes

Publicado

“As flores de plástico não morrem!”.

Assim cantam os Titãs na clássica música “Flores”. Flores ou quaisquer plantas são seres vivos e, como tais, precisam de água. 

Claro, algumas aguentam mais, outras, menos, mas até as vegetações de regiões desérticas necessitam desse elemento essencial.

Para que permaneçam sempre belos e vigorosos, jardins verticais e telhados verdes precisam ser irrigados e o volume e a frequência da rega dependerão de vários fatores, como o tipo de planta, o clima local, a luminosidade, a época do ano e a capacidade de reserva d’água do sistema.

Um pequeno jardim vertical pode ser irrigado à moda antiga, com o bom e velho regador, enquanto um telhado verde pouco extenso talvez se satisfaça com um banho de mangueira diário ou semanal. 

Porém, em muitos casos, mesmo havendo adequada reserva d’água, um sistema de irrigação automatizada acaba sendo fundamental.

Para entender mais, leia o conteúdo abaixo. Confira!

Sistemas de irrigação automatizada em Jardins Verticais e Telhados Verdes: Importância e benefícios  

Um sistema de irrigação automatizada nada mais é do que um sistema de rega programada que faz as vezes do trabalho manual de matar a sede das plantas.

Um sistema assim é muito importante, principalmente se o jardim vertical ou o telhado verde são extensos e de difícil acesso, tornando muito mais prática e precisa a rega.

Aliás, por falar em precisão, um grande benefício de um sistema de irrigação automatizada está na sua regulação de horários e volume d’água, tudo conforme a época do ano, clima e a necessidade hídrica das plantas. 

Em jardins verticais, a irrigação automatizada se dá, geralmente, através de sistemas de micro sprays ou gotejadores. Já em telhados verdes, a irrigação pode se dar por aspersores ou por sistemas de subirrigação que hidratam diretamente as raízes das plantas.

Reserva d’água e sistema de irrigação automatizada: a combinação perfeita

O volume da água e a frequência da rega são programáveis em um sistema de irrigação automatizada, e eles serão determinados não apenas por fatores como clima, época do ano, espécies de plantas e luminosidade, mas pela tecnologia e design das tipologias e sua capacidade de retenção hídrica.

Assim, tanto no caso dos jardins verticais quanto no das coberturas verdes, quanto maiores e mais tecnicamente adequados forem os reservatórios hídricos, melhor, afinal, menos água será demandada para a rega, o que é não só ambientalmente correto, mas econômico.

O que a Ecotelhado tem a oferecer

Quer saber do melhor? 

Na Ecotelhado você encontra esse equilíbrio perfeito que lhe ajudará a ter não só plantas belas e saudáveis em seu jardim vertical ou telhado verde, mas também uma conta d’água bem mais leve do que se usados sistemas mais artesanais ou de tecnologias inferiores.

O Jardim Vertical Mamute é uma floreira com capacidade de armazenamento de quatro litros de argila expandida cada, dando às raízes mais espaço para se desenvolverem, permitindo que as plantas cresçam com mais beleza e vitalidade.

As floreiras do Jardim Vertical Mamute também foram projetadas para reservar água e repassar o excedente ao vaso de baixo, por gravidade, até o último recipiente, por meio de aberturas na parte inferior por onde passa o excedente da água para irrigação de todas as floreiras.

Aliás, como estamos falando de irrigação, o Jardim Vertical Mamute necessita de apenas um ponto de irrigação superior. 

Ou seja: uma vez instalado um sistema de irrigação automatizada, o número de pontos necessários para esse fim será baixo se comparado a outros modelos de jardim vertical, tornando-o econômico não só em relação ao volume de água a ser despendido na irrigação, mas também no que toca à infraestrutura necessária para que toda a parede verde tenha acesso à água.

Os telhados verdes da Ecotelhado também são dotados de excelente reserva d’água. É o caso, em especial, dos sistemas Laminar Médio, Alto e Azul e Verde.

Enquanto o Sistema Laminar Médio tem a capacidade de reter de 50 a 60 litros de água por metro quadrado, o Laminar Alto funciona como uma verdadeira cisterna de água da chuva, suportando até 180 l/m². Quanto ao sistema Azul e Verde, ele retém cerca de 150 l/m², mas com mais leveza e menos altura do que o Laminar Alto.

Em todos os casos, a irrigação se dá de forma subsuperficial. Ou seja, não são usados aspersores, método tradicional que traz muito desperdício d’água, seja pelo extravio causado pelo vento ou pela evaporação instantânea em dias e horários quentes, mas irrigadores situados nos próprios reservatórios dos módulos e que hidratam diretamente as raízes das plantas, sem qualquer contato com a superfície.

Além disso, esses reservatórios são alimentados pela própria água da chuva e, por vezes, inclusive por águas servidas da edificação, reduzindo ainda mais o volume e a frequência de água necessários em um sistema de irrigação automatizada.

Enfim, sistemas de irrigação automatizada são muito importantes para manter jardins verticais e telhados verdes belos e vigorosos, mas melhor ainda é combiná-los com os sistemas da Ecotelhado e sua excepcional capacidade de retenção hídrica.

Nessa parceria, o meio ambiente e o seu bolso são os vencedores.

Você sabia que a Ecotelhado oferece diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável?

Visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.

Entre em contato para fazer o seu orçamento!