Itália tem o maior jardim vertical do mundo

Publicado

Ele está localizado na cidade de Rozzano, próximo a Milão. Foi criado e desenvolvido pelo arquiteto Francisco Bollani. Sua área total é de 1.263 metros quadrados e em sua composição foram utilizadas mais de 44.000 plantas. As espécies foram cultivadas e tratadas por Bollani e sua equipe pelo período de um ano.

Toda a fachada do Shopping Il Fiordaliso, foi recoberta por uma estrutura que esconde milhares de vasos, encaixados uns aos outros, que dão a sustentação necessária para as plantas. Esse trabalho criativo e sua produção teve um custo de 1 milhão de Euros.

 

Além de agregar beleza e revitalizar a fachada de prédios antigos e já existentes, essa técnica de recobrimento com vegetação proporciona às edificações a regulação da sua temperatura interna, impedindo a entrada dos raios solares ou do frio. Com isso é nítida a economia com climatização tanto no inverno, quanto no verão.

Proporciona também conforto acústico, pois a massa formada pela vegetação impede a passagem dos ruídos externos. Colabora para a diminuição da poluição ambiental e oferece um grande atrativo visual a todos que por ali passeiam e fazem suas compras.

Durante a noite, devido às técnicas de iluminação artificial, pode se apreciar outro belíssimo cenário, com sensacionais sombreamentos e curvaturas.

 

>>> Jardins Verticais Iluminados em Singapura
>>> Jardim vertical e ecotelhado são destaque em concurso na Coréia do Sul
>>> Brasil é o quarto país com construções sustentáveis certificadas