O jardim filtrante é uma solução baseada na natureza que faz uso de tecnologias de infraestrutura verde para combater a poluição da água em um ambiente adaptado com design biofílico.
Quer saber mais sobre o que é um jardim filtrante, como funciona e quais são seus benefícios? Leia o conteúdo abaixo e confira!
Sistema de Ilhas Flutuantes da Ecotelhado (Imagem: arquivo Ecotelhado)
O que é jardim filtrante e como funciona?
Um jardim filtrante é um tipo de jardim projetado e desenvolvido para purificar as águas cinzas, ou seja, aquelas provenientes de pias, tanques e chuveiros, ricos em sabões, detergentes, restos de alimentos e gorduras.
Essa técnica é complementar aos sistemas tradicionais de limpeza hídrica, que são realizados pelas redes públicas e de fossas sépticas biodigestoras e tratam as águas negras.
Nos jardins filtrantes, a descontaminação da água é feita por plantas macrófitas aquáticas, cujas raízes acumulam micro-organismos que decompõem as substâncias contaminantes das águas cinzas.
Após passarem pela filtragem das plantas, as águas podem se reintegrar ao meio ambiente de forma sustentável e segura.
Nesse processo, são transformados em elementos absorvíveis pelos vegetais ou biologicamente inertes os compostos orgânicos, metais e outros componentes bioquímicos que poluem os efluentes, resultando em uma depuração completa.
Trata-se, assim, de um sistema natural desprovido de agentes químicos artificiais ou microrganismos exógenos.
França: Terra de um dos mais conhecidos jardins filtrantes
Um dos mais conhecidos jardins filtrantes do planeta é aquele que não só contribuiu decisivamente para a limpeza do Rio Sena, em Paris, na França, mas que também trouxe um grande embelezamento para uma parte da cidade, que foi presenteada por um verdadeiro parque: o Parque ‘du Chemin de L’le’.
Construído entre 2003 e 2006 e expandido em maio de 2012, o local ganhou certificação “espaço verde ecológico.”
Ele oferece aos visitantes 14.5 hectares (145.000 metros quadrados) de relaxamento e lazer, que teve como principal objetivo recompor uma antiga área industrial e de estradas e vias férreas, gerando uma nova atividade econômica, social e urbana de qualidade.
O projeto buscou uma aliança entre a cidade e a natureza, propondo uma nova lógica de parque urbano onde as wetlands construídas, chamadas de jardins aquáticos filtrantes, são à base da estrutura do projeto, purificando parte das águas do rio Sena.
Os principais objetivos são a regeneração da biodiversidade local; despoluição da água do Rio Sena; a criação de áreas verdes; e criação de conexões verdes entre bairros.
Parque ‘du Chemin de L’le’(Imagem: https://mutabilis-paysage.com/projet/parc-du-chemin-de-lile/)
Benefícios dos jardins filtrantes
Os jardins filtrantes possuem, basicamente, quatro grandes benefícios, os quais podem ser todos considerados como sustentáveis, afinal, possuem dimensões econômicas e socioambientais. São eles:
1. Saneamento básico
Os jardins filtrantes são um elemento complementar e descentralizado ao saneamento básico das cidades e suas edificações, reduzindo a sobrecarga de águas poluídas para a rede pública ou até para o próprio ambiente e devolvendo-as em condições muito melhores.
2. Economia de água
As águas tratadas pelos jardins filtrantes podem ser reaproveitadas para diversos fins nas edificações e nas áreas ao redor da qual são instalados, especialmente para irrigação e uso em descargas e vasos sanitários, além de outras finalidades não-potáveis.
3. Bem-estar e embelezamento com design biofílico
Contrapondo-se ao visual mais bruto e cinzento das tecnologias tradicionais, aquele trazido pelos jardins filtrantes traz a beleza e a harmonia da natureza e, com isso, um grande potencial para ser utilizada para fins de recreação, gerando grande bem-estar àqueles que frequentam o espaço que rodeia o jardim.
4. Atração da fauna e desenvolvimento da flora
Em um jardim filtrante, como em todo jardim, há o potencial de surgimento de um efetivo ecossistema a partir do desenvolvimento de outras plantas e da natural atração que gera para a fauna local.
Imagem: arquivo Ecotelhado
A Ecotelhado e seus jardins filtrantes
Muitos produtos da Ecotelhado fazem uso de tecnologias de infraestrutura verde baseadas em sistemas de Wetlands como os jardins filtrantes.
É o caso dos telhados verdes feitos com os Sistemas Laminar Médio e Alto e do Sistema Azul e Verde, todos com tecnologias capazes de suportar plantas e substratos com capacidade de filtragem de impurezas da água, em um processo que pode ocorrer sobre as coberturas das edificações de maneira integrada com outras tecnologias de infraestrutura verde!
Esses sistemas de telhados verdes da Ecotelhado evitam o acúmulo desnecessário de sobrepeso gerado pela terra ou substrato dos sistemas convencionais para utilizar o armazenamento hídrico sobre a própria laje por meio de módulos abaixo da vegetação, que reservam a água, suprem suas necessidades e, através das raízes, retiram dela impurezas e microorganismos nocivos.
Porém, a empresa também tem o seu próprio sistema de jardim filtrante para esse fim específico: suas Ilhas Flutuantes, que são feitas com módulos de fácil instalação onde diversos tipos de plantas podem ser cultivadas para auxiliar no tratamento da água.
Na Ecotelhado, você encontra diversas soluções para Design Biofílico e Arquitetura Verde, Ecológica e Sustentável perfeitas para o desenvolvimento do seu jardim filtrante!
Então visite a nossa loja online e navegue pelo site para conhecer os nossos sistemas de Floreira Modular Rooftop, Captação de Água, Jardins Verticais, Telhados Verdes, Lagos e Piscinas Naturais, Muro Vegetado, Ecopavimento, Ecoesgoto, Sistema Construtivo Ecotelhado e muito mais.
Entre em contato para fazer o seu orçamento!
Foto de capa: Arquivo Ecotelhado