luminária-planta-jardim-vertical-para-apartamento

Jardim vertical para apartamento: dicas de montagem e manutenção

Publicado

O jardim vertical para apartamento está sendo bastante utilizado em projetos arquitetônicos de pequenos espaços. Versatilidade, beleza, contato com a natureza e praticidade na manutenção são alguns dos benefícios que ele oferece.

Confira quais são as dicas da Ecotelhado para a instalação e a manutenção dessa ferramenta de design sustentável!

O que é um jardim vertical?

Essa técnica, também conhecida como parede verde, serve como uma forma de integrar o verde com as construções urbanas de pedra.

É um jardim suspenso, em disposição vertical, que é sustentado em suportes que são instalados nas paredes.

Esses suportes são preenchidos, no caso do sistema da Ecotelhado, por vegetações naturais que variam de acordo com o clima da região e a incidência solar no local de instalação.

Quais os benefícios do jardim vertical para apartamento?

  • Isolamento térmico;
  • Redução de ruídos externos;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Melhora da qualidade do ar;
  • Embelezamento e valorização do imóvel. 

Saiba como montar e fazer a manutenção de um jardim vertical para apartamento

Para montar um jardim vertical para apartamento é preciso seguir algumas etapas importantes. Confira abaixo!

1º passo:

Verificar o espaço onde será colocado o Jardim Vertical, se é uma parede de alvenaria, gesso ou metálica, onde serão fixados os suportes dos módulos jardineiras. Tirar as dimensões do local para adequar os módulos onde irão as plantas. Esse tipo de recurso de decoração precisa ser estudado para que haja harmonia no espaço de instalação.

Dependendo do tamanho do Jardim Vertical ou do comprometimento de tempo que o cuidador deseja dispor para a manutenção, deverá ser previsto um ponto de água e um ponto de dreno para a instalação da irrigação automatizada.

2º passo:

Selecione as plantas ideais para o seu ambiente, levando em consideração as especificações sobre umidade, temperatura e iluminação de cada espécie.O módulo jardineira mais utilizado é o Módulo Mamute pela reserva de água disponível e por permitir um crescimento maior da raízes e por consequência uma vegetação mais exuberante. No site da Ecotelhado você encontra dicas de plantas para jardim vertical e suas especificações em relação a incidência de luminosidade.

3º passo:

Com relação à manutenção, último passo na montagem do seu jardim vertical para apartamento, não esqueça de pensar sobre a irrigação e a poda da vegetação. Sobre a irrigação, tanto a falta quanto o excesso de água podem prejudicar as plantas. Também é importante estudar a periodicidade com que se deve realizar a poda e a limpeza das folhas secas para que a vegetação sadia cresça e se desenvolva de forma saudável e vistosa. 

Em relação a estrutura escolhida, a Ecotelhado conta com diferentes estruturas e montagens específicas para cada espaço e imóvel. Além de fazer um planejamento singular e exclusivo para cada tipo de projeto, acompanhamos de perto cada etapa do desenvolvimento, para que o jardim vertical para apartamento escolhido se encaixe nas expectativas visuais e ofereçam praticidade para os clientes.

Quer ter o seu próprio jardim vertical para apartamento e desfrutar momentos de tranquilidade e bem-estar em seu lar? Fale com a Ecotelhado!

Aqui você encontra diversas soluções em Sistemas de Arquitetura Verde, Jardim Vertical, Telhado Verde e Horta Vertical Urbana! Explore nosso blog, a loja online e torne seus ambientes mais sustentáveis!