Na Holanda, asfalto pode dar lugar para plástico reciclado

Publicado

“O plástico é mais sustentável e abre portas para um número de inovações enormes, como geração de energia, estradas tranquilas e construção modular.” – site da VolkerWessels

PlasticRoad1

Entre as vantagens prometidas de uma estrada de plástico, estão menos manutenção e até três vezes mais durabilidade, o que significa menos obras e, consequentemente, menos engarrafamentos. A construção também seria mais rápida, reduzindo de meses para semanas o tempo necessário. Batizado de PlasticRoad, o modelo desenvolvido por uma subdivisão da empresa holandesa VolkerWessels, utiliza apenas material reciclado como matéria-prima para a produção das seções da estrada, que podem ser pré-fabricadas. A empresa garante que o material aguenta temperaturas mais elevadas, resistindo a um calor de até 80°C. Outro benefício é que a estrutura oca das seções gera um espaço que pode ser usado para a passagem de cabos de energia ou encanamento de esgoto, o que gera uma otimização do espaço utilizado.

PlasticRoad3

Embora seja ainda um conceito, a VolkerWessels espera concluir a primeira via pública totalmente pavimentada com plástico reciclado em um prazo de três anos, informou o jornal The Guardian. A cidade de Roterdã já se mostrou interessada e disponibilizou uma espécie de laboratório para que a PlasticRoad seja testada, pois eles estão à procura de parceiros para produzir e testar o projeto.

 

*Texto | Catarina Schmitz Feijó