NBR 15575: aplicação das Zonas Bioclimáticas em projetos arquitetônicos

Publicado

Em 2013 entrou em vigor a NBR 15575, uma norma técnica que refere-se ao desempenho de edificações habitacionais, e foi criada com o objetivo de apresentar ao consumidor, características sobre a obra, como a qualidade dos produtos utilizados na construção civil. 

Mas o que são NBR’s? NBR é uma sigla utilizada para denominar um conjunto de normas e regras, que servem para padronizar, organizar e qualificar a produção de documentos, procedimentos e processos. 

São criadas por um órgão responsável pela organização e elaboração de normas técnicas, conhecido como Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e visam a padronização do cumprimento das normas.

A criação da NBR 15575 foi responsável pelo aperfeiçoamento do setor de construção civil, uma vez que foi desenvolvida por especialistas, com o intuito de estabelecer um nível mínimo de execução de uma construção, para elevar o padrão de excelência dos imóveis, garantindo mais segurança e qualidade das obras e edificações realizadas no Brasil. 

Como a NBR 15575 atingiu o setor de construção 

A norma NBR 15575 atinge fornecedores de materiais de construção e também arquitetos. Os projetos desenvolvidos atualmente devem indicar os três níveis de desempenho, mínimo, intermediário e superior, além de apontar previsão de manutenções, vida útil da obra, orientação solar, áreas de abertura, sombreamento nas janelas e outros pontos importantes, que devem ser claramente informados aos consumidores interessados pelo imóvel. 

Durante a criação do projeto, 7 exigências de habitabilidade podem garantir a satisfação do consumidor enquanto residir no local: 

  1. estanqueidade da água; 
  2. desempenho térmico; 
  3. desempenho acústico; 
  4. desempenho lumínico; 
  5. saúde, higiene e qualidade do ar; 
  6. funcionalidade e acessibilidade; 
  7. e conforto tátil e antropodinâmico.

Assim, a arquitetura sustentável tem ganhado espaço nas obras residenciais através de sistemas como o telhado verde e jardim vertical a fim de cumprir a norma e proporcionar o design biofílico aos ambientes. 

Os telhados verdes, por exemplo, são utilizados para redução de calor nos centros urbanos e no interior dos prédios diminuindo o consumo de energia do ar condicionado, aumentando sua eficiência energética além de poder funcionar como uma bacia de amortecimento de água de chuva.

O jardim vertical contribui na redução de sons externos provenientes de veículos e atividades entre edificações e vizinhança, sendo que as plantas funcionam como barreira para isolamento acústico natural.

Conheça mais sobre os sistemas Ecotelhado e as soluções eficientes que os produtos podem gerar em seu projeto.