unisinos 5

Telhado Verde Ecológico / Teto Verde

Telhado Verde Ecotelhado

Evolução do telhado verde convencional, Ecotelhado é uma das alternativas mais utilizadas em projetos de caráter sustentável. O sistema promove a captação da água da chuva e energia solar e o tratamento de efluente (esgoto sanitário). Além disso, funciona como um isolante térmico e absorve 30% da água da chuva, reduzindo a chance de enchentes nas cidades. Ou seja, quanto mais o telhado verde for utilizado em projetos residenciais e comerciais, haverá menos possibilidades de alagamentos.

O telhado verde Ecotelhado também age como purificador da poluição urbana e é o único que pode ser usado para tratar os efluentes (esgoto) produzidos na edificação.

É recomendado que seja instalado em uma laje plana, utilizando impermeabilização de PVC soldada por termofusão, com capacidade de formar uma cisterna para reuso de água da chuva e tecnologia anti-raízes.

Clique nos produtos abaixo e veja em detalhes qual das opções de Telhado Verde da Ecotelhado se adapta melhor ao que você precisa:

Fale com nossos especialistas

Atendemos todo o Brasil

Benefícios do Telhado Verde

  1. Armazena água da chuva:
  • Reciclagem de águas cinzas ou negras do próprio prédio (sistema semi-hidropônico).
  • Formação de cisterna de captação de água da chuva acoplada na própria laje do telhado verde.
  • Água fica retida no piso elevado, abaixo da vegetação e pode ser reutilizada em outros fins não potáveis.
  • Usa hidroponia com irrigação subsuperficial da planta.
  • É o produto ideal para criar processos biofílicos de tratamento de águas pluviais e resíduos orgânicos

2. É amigo da natureza:

  • Capta energia solar por meio de placas fotovoltaicas.
  • Melhora a relação entre as edificações e o meio ambiente.
  • Contribui para formação de um miniecossistema, com diversos pássaros, borboletas e joaninhas.
  • Reduz a poluição do ar pelo sequestro de carbono.

3. Garante proteção térmica e acústica:

  • Ecopavimento com brita cria abaixo do piso um reservatório de água ou de ar que faz isolamento termo-acústico e permite a passagem de fios ou tubulações.
  • A cobertura vegetal dissipa ou consome a energia pela evapotranspiração e pela fotossíntese, reduzindo significativamente a amplitude térmica do interior do prédio.
  • É uma ótima solução para a redução das ilhas de calor nos centros urbanos, diminuindo o consumo do ar condicionado e auxiliando no conforto térmico do micro e macro ambiente externo.

4. Auxilia na pontuação de certificações como:

  • LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Perguntas frequentes sobre Telhado Verde

O telhado verde atrai borboletas, besouros, joaninhas e outras espécies de habitat externo à moradia. Esses insetos são essenciais à vida de outros seres, como os pássaros. Já insetos que preferem o interior das casas, como baratas, moscas, mosquitos, pulgas, são atraídos apenas por detritos humanos. Aliás, uma das vantagens é restabelecer o espaço vital para outras espécies nas cidades.

Assim como um jardim convencional, o telhado verde necessita de  alguma manutenção. Se você notar fraqueza nas plantas, por exemplo, pode-se utilizar fertilização com algum composto orgânico em pequena quantidade. Entre em contato para solicitar uma manutenção.

Sim. Mas nos Sistemas Laminares não é necessária a irrigação com água potável, porque eles já possuem uma grande reserva de água estocada da chuva. Pode-se até reutilizar esta água no  tratamento do esgoto. O reuso dessa água tratada, rica em nutrientes, também serve para a irrigação. Nas primeiras semanas, antes das raízes alcançarem o reservatório de água, é preciso irrigar a vegetação.

Nos Sistemas Modulares, que tem uma pequena reserva de água, é recomendável ter um ponto de água com boa pressão para irrigação manual ou um sistema de irrigação automatizado, mesmo que para uso eventual. Em locais de muita estiagem a irrigação é imprescindível.

A vegetação cresce mais lentamente do que a plantada no chão, pois tem uma quantidade controlada de nutrientes disponíveis. A poda eventual deverá ser feita se for utilizada grama ou se você achar necessário.

Sim. Os nossos sistemas são projetados para suportar tráfego de pessoas ou de animais de estimação. Só vai depender do tipo de vegetação utilizada. A vegetação ideal para pisoteio é a de gramíneas.

Ele aumenta a vida útil da cobertura, pois protege a laje dos raios solares e intempéries. Para o telhado verde Ecotelhado ser instalado, a cobertura deverá estar previamente impermeabilizada e com proteção anti-raízes, para evitar que a umidade chegue ao interior da edificação.

A Ecotelhado possui diversos sistemas que variam de peso por metro quadrado, adequando-se às diferentes situações. Os pesos variam de 60 – 250 kg/m² (já saturado de água), dependendo do sistema.

O valor do investimento é em geral o mesmo, considerando-se um telhado de boa qualidade. O Ecotelhado pode ser colocado, diretamente, sobre a laje impermeabilizada e com proteção anti-raízes. Se você levar em conta os benefícios de conforto térmico, retenção de água, limpeza do ar e vida útil de duas a três vezes maior, a vantagem a favor do telhado verde é grande.

Sim. A cobertura vegetal dissipa ou consome a energia da insolação solar pela evapotranspiração e pela fotossíntese, reduzindo bastante a amplitude térmica do interior do prédio. É uma ótima solução para a redução das ilhas de calor nos centros urbanos, diminuindo o consumo do ar-condicionado e auxiliando no conforto térmico do micro e macro ambiente externo. Testes realizados comparando telhados verdes com telhados comuns, mostraram uma diminuição de até 15ºC dentro da edificação no verão. No inverno, o sistema conserva o calor dentro da edificação, aumentando a eficiência de aquecedores ou lareiras.

Por que escolher o Telhado Verde da Ecotelhado?

  • Atendemos todo o Brasil para projetos residenciais, corporativos e varejo.
  • Oferecemos tecnologias de ponta para gerenciamento de sistemas verdes.
  • Solução que isola o calor e absorve 30% de água das chuvas.
  • Respeito e dedicação com a natureza.
  • A Ecotelhado é pioneira em sistemas para Arquitetura Sustentável no Brasil.